Cueca virada ou orelha de gato

No sul, esse biscoitinho é muito conhecido e apreciado.  Desde pequena, sempre chamei aquela massinha frita polvilhada com açúcar e canela de cueca virada. Quando cheguei em Floripa, descobri que lá ela era chamada de orelha de gato. Aqui em Brasília não se encontra nem o biscoito, quanto mais um nome.  Seja lá como for chamado, o certo é que esse biscoitinho é sempre a companhia perfeita para um cafezinho preto.

Em casa, minha mãe nunca deixou faltar cueca virada.  Ontem, liguei pra dona Lore para pedir a receita. Ela me disse os ingredientes, mas avisou: “Coloca tudo de olho que eu não tenho ideia das quantidades”. Assim não tinha como fazer. Pedi para ela fazer uma forcinha. Dona Lore pensou, pensou e finalmente conseguiu colocar no papel aquela receita que havia preparado por toda a vida. As cuecas viradas ficaram perfeitas! Comi enquanto elas ainda estavam quentinhas.

Você vai precisar:

4 ovos

200 g de açúcar

3 colheres de sopa bem cheias de manteiga

1 colher de chá de fermento químico

1 pitada de sal

150 ml de leite

noz-moscada ralada

farinha de trigo

maizena para polvilhar

Como fazer:

Numa tigela, coloque os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Bata até misturar bem. Acrescente o leite, o fermento e a noz-moscada ralada. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude da mão (eu usei quase um quilo). Estique a massa num cilindro ou com um rolo, sempre polvilhando maizena para não grudar. O amido de milho também ajuda a deixar a massa bem sequinha depois de frita. Corte a massa em retângulos e faça um pequeno corte no meio de cada pedaço. Em seguida, pegue uma das pontas, passe por dentro do buraquinho e estique. Frite em óleo bem quente. Para finalizar, passe num mix de açúcar e canela.

 

About these ads

29 respostas em “Cueca virada ou orelha de gato

  1. ADOROOOOO! Com café, com chimarrão, com nada……..Pena são as calorias que depois deixam a consciência pesada rsrsrssrsr, mas que é uma delícia é! Aqui chamam tbm de cavaquinho!
    Beijos

  2. Oi Camila,amo suas receitas!Minha mãe fazia qd eramos crianças,hj ela ta acamada e pena, nunca peguei a receita, enfim será que fica gostoso se for salgado?Vou fazer e ti falo.

  3. Pingback: Minilíngua-de-gato | Camila na Cozinha

  4. Pingback: Não é make, mas é demais: 5 quitutes gaúchos para experimentar quando vier ao Rio Grande do Sul | 2Beauty

  5. Que maldade!!!
    Conheci aqui no Espírito Santo e tb chamam de cueca virada, mas às vezes ouço orelha de gato tb!
    Ando há meses tentando comprar uma decente! Já virou uma verdadeira saga, porque já comprei várias, em vários lugares e nunca tem um gosto legal… sei lá… não é a que conheço!!!rs
    Mas até ver sua receita aqui (vim do blog da Marina) nunca tinha pensado em fazer!!! Me animei!!! Tomara que dê certo e que alguém me ajude a abrir a massa!!!rs

  6. Ahm… eu fiquei com tanta água na boca com a receita e já pensando em como fazer que esqueci de dizer que aqui no Espírito Santo chamam muito mais de “mentira”!!!rs

  7. Camila… já fiz!!! Ontem mesmo!!! Eu e o maridón… ele abriu a massa e “enrolou” tudo!!!

    FICOU COM GOSTO DE “MENTIRA”!!! Nem acreditei!!!
    Mas acho que exagerei no trigo pq ficou beeeeeem crocante!
    Não sei se aí é assim mesmo, mas a minha preferida é bem molinha, mais consistente que bolinho de chuva, mas naquele estilo! Meu marido AMA ela mais crocante, então, gostou d++++!!! Já comi várias ontem a noite, hoje foi nosso café da manhã e ainda lanche da tarde! (Já quero chegar logo em casa pra comer mais)

    Estou mega feliz e estamos mt orgulhosos porque finalmente conseguimos acertar em uma receita!!! (sempre que fazemos algo juntos na cozinha dá/dava meio erradinho, sabe?)

    Muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa … ontem mesmo já andei passeando por aqui e amei seu espaço, as receitas, …!!!
    Estarei sempre aqui e testarei mais pratos!!!

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s