Cueca virada ou orelha de gato

No sul, esse biscoitinho é muito conhecido e apreciado.  Desde pequena, sempre chamei aquela massinha frita polvilhada com açúcar e canela de cueca virada. Quando cheguei em Floripa, descobri que lá ela era chamada de orelha de gato. Aqui em Brasília não se encontra nem o biscoito, quanto mais um nome.  Seja lá como for chamado, o certo é que esse biscoitinho é sempre a companhia perfeita para um cafezinho preto.

Em casa, minha mãe nunca deixou faltar cueca virada.  Ontem, liguei pra dona Lore para pedir a receita. Ela me disse os ingredientes, mas avisou: “Coloca tudo de olho que eu não tenho ideia das quantidades”. Assim não tinha como fazer. Pedi para ela fazer uma forcinha. Dona Lore pensou, pensou e finalmente conseguiu colocar no papel aquela receita que havia preparado por toda a vida. As cuecas viradas ficaram perfeitas! Comi enquanto elas ainda estavam quentinhas.

Você vai precisar:

4 ovos

200 g de açúcar

3 colheres de sopa bem cheias de manteiga

1 colher de chá de fermento químico

1 pitada de sal

150 ml de leite

noz-moscada ralada

farinha de trigo

maizena para polvilhar

Como fazer:

Numa tigela, coloque os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Bata até misturar bem. Acrescente o leite, o fermento e a noz-moscada ralada. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude da mão (eu usei quase um quilo). Estique a massa num cilindro ou com um rolo, sempre polvilhando maizena para não grudar. O amido de milho também ajuda a deixar a massa bem sequinha depois de frita. Corte a massa em retângulos e faça um pequeno corte no meio de cada pedaço. Em seguida, pegue uma das pontas, passe por dentro do buraquinho e estique. Frite em óleo bem quente. Para finalizar, passe num mix de açúcar e canela.

 

About these ads

16 respostas em “Cueca virada ou orelha de gato

  1. ADOROOOOO! Com café, com chimarrão, com nada……..Pena são as calorias que depois deixam a consciência pesada rsrsrssrsr, mas que é uma delícia é! Aqui chamam tbm de cavaquinho!
    Beijos

  2. Oi Camila,amo suas receitas!Minha mãe fazia qd eramos crianças,hj ela ta acamada e pena, nunca peguei a receita, enfim será que fica gostoso se for salgado?Vou fazer e ti falo.

  3. Pingback: Minilíngua-de-gato | Camila na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s