Caponata Siciliana

Semana passada, recebemos uma visita rapidíssima da Barbara, amigona nossa que deu aula pro Daniel na UFSC. Hoje morando em Foz do Iguaçu, ela veio a Brasília para uma reunião e ficou aqui em casa. Como o voo chegaria apenas às 23h, nem pensei em fazer uma janta muito elaborada, apenas uns petiscos para acompanhar a cerveja gelada. Decidi preparar, então, umas linguicinhas com mostarda – Heinz amarela e Hemmer escura – e um salpicão de frango, tudo acompanhado por pães e torradinhas. Como estava faltando um prato sem carne, resolvi fazer também uma caponata siciliana.

Comi essa pastinha de berinjela pela primeira vez na casa da Paula, mas só depois de muito tempo é que fui saber que se tratava de uma caponata siciliana. Entradinha para todas as horas, ela consegue agradar até mesmo a quem não gosta muito de berinjela. Com a Barbara não foi diferente, ela adorou! E adorou ainda mais quando contamos que, especialmente para ela, havíamos preparado a caponata e o salpicão sem cebola. A Cora também veio colocar o papo em dia e a conversa atravessou a madrugada. Uma visita rápida, mas que rendeu muitas risadas, acompanhadas de comidinha boa e cerveja bem gelada.

Você vai precisar:

1 berinjela grande

2 tomates italianos

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão amarelo

2 colheres de sopa de uvas-passas

2 colheres de sopa de azeitonas

1 colher de sopa de alcaparras

2 dentes de alho

um punhado de manjericão

azeite de oliva

sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Pique todos os ingredientes grosseiramente. Coloque-os numa forma com bastante azeite, temperando-os com sal e pimenta. Mexa bem. Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 1 hora. De 20 em 20 minutos, retire a forma do forno e mexa. Se necessário, coloque mais um pouco de azeite. Pode ser servida quente ou fria.

7 Comments

  • Carine 18 julho, 2012 at 10:46

    Ca acho que isso deve ser uma delicia, tenho muita vontade de comer, mas me parece dar trabalho, demora não? Qquer dia desses, bem inspirada, vou tentar!!!! Ou quem sabe deixo pra novembro…….rsrssrsr beijos

    Reply
    • camilanacozinha 20 julho, 2012 at 14:29

      Cá!
      É super fácil. Só picar tudo e colocar no forno. Não tem erro.
      Mas pode deixar que em novembro eu faço também. 🙂
      bjs

      Reply
      • Marnie 4 maio, 2014 at 13:56

        That really cateprus the spirit of it. Thanks for posting.

        Reply
  • caponata | the new accomplished 21 junho, 2013 at 17:58

    […] e vim pra casa pesquisar receitas, porque nunca tinha feito na vida. A que achei mais plausível é a da Camila na Cozinha, porque ela faz no forno – diferente de outras que eram na frigideira, o que me pareceu muito […]

    Reply
  • Dayse 27 novembro, 2013 at 12:53

    Pode cortar a berinjela com as sementes?

    Reply
    • camilanacozinha 27 novembro, 2013 at 13:59

      Oi, Dayse!
      Pode sim. Lava bem a beringela, tira a ponta (que tem a folha) e o restante usa tudo.
      Bj

      Reply
    • Buffee 4 maio, 2014 at 17:32

      I appetciare you taking to time to contribute That’s very helpful.

      Reply

Leave a Comment

*