Piquenique

Há meses que venho pensando em fazer um piquenique no zoológico. Com a vinda da Valentina pra cá, não tive mais desculpas para adiá-lo. A Paula fez uma linda toalha xadrez vermelha e guardanapos azuis especialmente para o nosso piquenique. Além de ser uma ótima cozinheira, ela é decoradora e tem uma loja virtual chamada Mesa Chique.  Aqui em casa, todas as minhas toalhas, jogos americanos e guardanapos são feitos por ela.

Nosso piquenique foi ótimo. Um domingo lindo de sol, perfeito para a Valentina conhecer os seus novos amiguinhos aqui de Brasília, a Celina e o Patrick. Nesse dia, foi a vez da Kenia e do Luciano experimentarem os quitutes feitos pela Paula. A Kenia preparou um bolo de coco perfeito, o melhor que eu já comi, além de vários outros pratos deliciosos. Prometo que daqui a uns dias eu divido a receita do bolo com vocês. Hoje, vou ensinar a preparar o famoso empadão da Paula.

Dica: Hoje comprei a revista Casa & Comida, edição de agosto/setembro. Ela está com uma matéria muito legal sobre piquenique, cheia de ideias interessantes.

Você vai precisar:

Para o recheio:

300 g de camarão selado

1 cebola picada

3 tomates picados

2 dentes de alho

2 xícaras de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de manteiga

noz-moscada ralada a gosto

1 punhado de manjericão

sal e pimenta a gosto

azeite de oliva

Para a massa:

200 g de margarina gelada

3 xícaras de farinha de trigo

½ copo americanos de água gelada

1 pitada de sal

Como fazer:

Recheio: Numa frigideira, coloque um fio de azeite e frite a cebola, os tomates e o alho. Em seguida, coloque o camarão selado e o manjericão. Misture bem e reserve. Em outra panela, coloque a manteiga. Quando ela estiver derretida, acrescente a farinha e mexa bem com o auxílio de um fouet. Coloque o leite e mexa até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. É importante que o molho fique cremoso e firme. Coloque o refogado de camarão no molho branco e misture bem. Corrija o sal e coloque o recheio na forma.

Massa: Com a ponta dos dedos, misture a margarina com a farinha e a pitada de sal. Em seguida, coloque a água gelada e misture até obter uma massa homogênea. Coloque-a, então, dentro de um saquinho plástico e deixe-a descansar na geladeira por 30 minutos. Divida a massa em duas partes e abra-a com um rolo. Cubra o fundo e os lados de uma forma. Coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos ou até que o empadão fique dourado.

About these ads

7 comentários sobre “Piquenique

  1. Pingback: Pizza na pedra | Camila na Cozinha

  2. Pingback: Pizza na pedra | Camila na Cozinha

  3. Pingback: Bolo de coco | Camila na Cozinha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s