Comida leve, saudável e saborosa

Comidinha leve para terminar o final de semana. Na sexta-feira recebemos aqui em casa o nosso amigo Thiago Possenti. Antes de sair de Floripa, ele já havia acertado o cardápio para a sua chegada: pastelzinho de angu, bolinho de arroz e cerveja gelada. No sábado, comidinhas de boteco e no almoço de domingo, comida alemã. Para compensar a comilança do final de semana, preparei no domingo à noite uma comida mais leve. Fiz um cuscuz marroquino e legumes refogados. Ficou tão bom que não resisti e repeti o prato.

Dica: se preferir pode acrescentar carne aos legumes.

Você vai precisar:

Legumes refogados:

1 cebola

½ talo de alho-poró cortado em rodela

1 cenoura

½ pimentão amarelo cortado em tiras pequenas

½ pimentão vermelho cortado em tiras pequenas

½ abobrinha italiana cortada em cubos

brócolis

repolho roxo

1 colher de sopa de gergelim preto

1 colher de sopa de linhaça dourada

1 colher de sopa de óleo de gergelim

3 colheres de sopa de azeite de oliva

salsinha picada

sal

pimenta do reino moída na hora

Cuscuz:

½ xícara de cuscuz marroquino

½ xícara de água quente

½ colher de sopa de azeite de oliva

1 pitada de sal

½ talo de alho poró cortado em rodelas

2 colheres sopa de amêndoas em lascas

8 damascos picados grosseiramente

8 nozes picadas grosseiramente

2 colheres  de sopa de uvas passas

1 ½ colher de sopa de conhaque

azeite de oliva

Como fazer:

Na panela wok ou em uma frigideira, coloque o azeite de oliva. Quando estiver quente, frite a cebola e o alho-poró. Em seguida, coloque a abobrinha e a cenoura. Refogue por 5 minutos. Acrescente o restante dos legumes. Coloque o óleo de gergelim e o gergelim preto. Tempere com sal e pimenta. Deixe refogar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Mexa bem. Por último coloque a linhaça dourada.

Cuscuz: Hidrate as uvas passas no conhaque e reserve. Coloque a farinha de cuscuz no tajine ou em uma tigela. Coloque o sal e o azeite de oliva. Em seguida, acrescente a água quente. Feche a panela ou a tigela e deixe cozinhar por 5 minutos. Importante: não precisa levar ao fogo. Enquanto o cuscuz cozinha prepare o tempero. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva, o alho poró e as amêndoas. Frite-os até que as amêndoas fiquem levemente tostadas. Em seguida, coloque as nozes e os damascos. Misture bem. Por último coloque as uvas passas hidratas no conhaque. Com um maçarico culinário ou a própria chama do fogão, flambe rapidamente os ingredientes. Desligue o fogo e acrescente o cuscuz. Misture bem.

No Comments

Leave a Comment

*