Biscoito de gengibre

O natal já começou aqui em casa. Adoro essa época do ano. Decorei a casa no último domingo. Na casa da minha mãe, temos a tradição de preparar bolachas com glacê branco decoradas com açúcar colorido. Preparar as bolachas era um verdadeiro evento. A vó Cecília ia lá pra casa e passávamos o dia inteiro assando, decorando e colocando os biscoitos para secar. Depois ficávamos com a casa cheia de vidros recheados de bolacha branca.

biscoitos-de-gengibre

 

Hoje faz três anos que estou morando em Brasília. Para comemorar esse dia e começar os preparativos para o natal, preparei uns biscoitinhos perfeitos de gengibre. Essa receita é fácil e deliciosa. Eles ficam lindos quando decorados com glacê real. Não decorei os de hoje, porque o Daniel prefere sem o glacê.

Sempre guardo os biscoitos que preparo em vidros ou latas. Uma dica ótima: comprei nas lojas americanas uma lata tripla, super fofa. Dá para armazenar bem os biscoitos e ela já serve para decorar a casa.

Você vai precisar:

100 g de açúcar mascavo

3 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de gengibre em pó

1 colher de sopa de canela em pó

125 g de manteiga sem sal gelada

300 g de farinha de trigo

¼ de colher de chá de fermento para bolo

Como fazer:

Em uma panela, coloque o açúcar, o mel, o gengibre, a canela e a água. Leve ao fogo médio, mexendo de vez embiscoitinhos-de-gengibre quando. Quando começar a ferver, retire do fogo. Acrescente os cubos de manteiga e mexa até derreter completamente. Transfira para uma tigela de vidro e deixe esfriar por 20 minutos. Em seguida, coloque o fermento e a farinha. Mexa até obter uma massa homogênea. Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e abra com um rolo.  Corte o formato desejado e com uma espátula retire o biscoito do papel manteiga e transfira para uma forma. Não precisa untar. Leve ao forno preaquecido  a 180 graus por 8 a 10 minutos.

Dica: a massa pode ser guardada por uma semana na geladeira.

 

6 Comments

  • Larissa 7 novembro, 2013 at 9:58

    Lindos seus biscoitos, fiquei morrendo de vontade de ver a sua decoracao, tb estou encaminhando meus preparativos pro natal. Beijos =*

    Reply
    • camilanacozinha 7 novembro, 2013 at 13:22

      Oi, Larissa! Tudo bem?
      Esses biscoitinhos são ótimos!
      Vou colocar mais fotos da minha decoração de natal ao longo do mês.:)
      Bjão

      Reply
  • Maria Lia 15 dezembro, 2014 at 13:54

    Fiz sua receita a alguns meses e foram os melhores biscoitos de gengibre que já comi. Perdi a receita e felizmente encontrei antes do natal.

    Reply
    • camilanacozinha 17 dezembro, 2014 at 20:12

      Olá, Maria!!
      Que ótimo! Fico muito feliz que você tenha gostado. Eu também adoro. Inclusive vou fazer esta semana.
      Um beijo
      Camila

      Reply
  • Adriana 14 outubro, 2016 at 7:04

    Camila, você tem a receita do glacê para decorar? E vc usa um saquinho com furo? Obrigada!

    Reply
    • camilacbastos 31 outubro, 2016 at 12:57

      Oi, Adriana. Uso o glacê real para decorar os biscoitos. As vezes compro o glacê (pó) pronto e misturo com água ou suco ou faço com açúcar de confeiteiro.
      Faço com saquinho com papel manteiga com um bico bem fininho coloco o glacê dentro e decoro. 🙂
      Bjo

      Reply

Leave a Comment

*