Pão de queijo da Zira

Na semana passada o meu primo Leonardo veio de Caxias do Sul para nos visitar. Passeamos muito, por quase todos os pontos turísticos de Brasília. Eu estava esperando a chegada dele para preparar esse pão de queijo. Quem me passou esta receita foi a Zira, que trabalha aqui no prédio onde eu moro. Pois bem, o Léo chegou, passou uma semana aqui e eu não consegui preparar os pãezinhos. Eu havia perdido o papel em que estava a receita.

Achei o bendito papel caído atrás dos livros na estante. Na sexta comprei todos os ingredientes e no sábado à tarde preparei esta delícia. A receita que a Zira me deu levava um quilo de polvilho. Como era só pra mim e para o Dani, fiz a metade.  Eu usei uma colher de chá de sal, mas acho que poderia ter colocado um pouquinho mais. A dica é: experimente o queijo antes de colocá-lo no preparo. Se ele não for muito salgado, coloque meia colher de sopa de sal.

Esse pão de queijo é sucesso garantido. Foi o melhor que eu já preparei. E você ainda pode congelar a massa para assá-la depois.

Rende 50 pães médios.

pao-de-queijo.

Você vai precisar:

500 g de polvilho doce

300 g de queijo minas padrão ralado

200 ml de óleo

360 ml de água

60 ml de leite

4 ovos

½ colher de sopa de sal

Como fazer:

Em uma tigela, coloque o polvilho e o sal. Reserve. Em uma panela, coloque o óleo, a água e o leite. Leve ao fogo atépao-de-queijo levantar fervura. Em seguida, escalde o polvilho. Deixe esfriar. Acrescente os ovos e o queijo. Misture bem até obter uma massa homogênea. No início ela fica pegajosa, mas conforme você vai amassando ela vai desgrudando das mãos. Faça pequenas bolinhas e coloque-as em uma forma, sem untar. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados.

3 Comments

Leave a Comment

*