Escondidinho de bacalhau

Na semana passada eu recebi a Cora, a Camila e a Ciléia para jantar aqui em casa. Encontro planejado com quase um mês de antecedência e eu ainda me perdi no cardápio. Não sabia o que preparar. Queria um prato que eu pudesse deixar pronto antes da chegada das meninas. Depois de várias ideias, o escondidinho de bacalhau foi o escolhido.

Para começar a noite eu fiz um molhinho simples, mas muito gostoso para comer com torradinhas. Servi o escondidinho de bacalhau em panelinhas individuais acompanhadas de um mini ramequim com batata palha fininha. De sobremesa, servi mousse de limão e de chocolate. Receitas já postadas aqui no blog. No mousse de chocolate eu apenas acrescentei duas colheres de sopa de nutella. Para acompanhar essa comilança, tomamos cerveja e suco de abacaxi com hortelã e gengibre.

Nosso encontro foi uma delícia! Muita conversa, boas risadas e de quebra vimos as fotos do casamento da Cora.

escondidinho-bacalhau

Você vai precisar:

Massa:

1 kg de batata inglesa

200 g de mandioca

1 colher de sopa de manteiga

2 claras em neve

100 ml de leite morno

noz-moscada

sal

Recheio:

1 kg de bacalhau dessalgado

azeitonas  portuguesas sem caroço cortadas ao meio

salsinha picada

1 talo de alho poró cortado em rodelas

2 folhas de louro

1 cebola picada

1 xícara de leite

200 ml de creme de leite

2 colheres de sopa de farinha

1 colher de sopa de manteiga

azeite de oliva

noz-moscada

pimenta-do-reino moída na hora

sal

Cobertura:

50 g de queijo parmesão ralado

50 g de mussarela ralada

Como fazer:

Massa:

Cozinhe a batata e a mandioca até ficarem bem macias. Passe-as no espremedor para obter um purê. Acrescente o leite morno, a manteiga. Tempere com pouco sal e noz-moscada. Antes de montar o prato, adicione a clara em neve e mexa delicadamente até incorporar no purê.

Recheio:

Molho branco: Em uma panela, coloque a manteiga, um fio de azeite e frite a cebola. Acrescente a farinha e mexa rapidamente por um minuto. Em seguida, coloque o leite e mexa com um fouet para não embolar. Quando estiver espesso, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e mexa até obter um molho homogêneo. Tempere com pouco sal e a noz-moscada. Reserve.


Bacalhau:
Em uma panela grande, coloque o bacalhau, as folhas de louro e cubra com água. Leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, desligue o fogo, retire as folhas de louro e escorra a água. Desfie o bacalhau grosseiramente. Em uma frigideira grande, coloque uma boa quantidade de azeite, o alho poró, o bacalhau e as azeitonas. Cozinhe por dois minutos. O importante é misturar bem todos os ingredientes. Finalize com a salsinha picada. Adicione o molho branco no bacalhau e misture bem.

Montagem:

Em um refratário ou panelinha, coloque um fio de azeite e uma camada de purê. Acrescente uma boa quantidade de recheio e cubra com outra camada de purê. Por cima, coloque a mistura de queijo parmesão e mussarela. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Se o seu forno tiver a função gratinar, use-a nos últimos cinco minutos.

No Comments

Leave a Comment

*