Cuscuz de camarão

Quase um mês sem postar, mas aqui estou novamente. Obrigada a todos que enviaram e-mail e recadinhos pedindo para eu atualizar e postar mais receitas.  As últimas três semanas foram corridas, mas muito produtivas. Recebemos a visita do tio Esio e da Mauriceia. Foram quatro dias de muitos passeios, conversas, risadas e comida boa. Uma delícia!

Há duas semanas eu comecei a minha nova graduação, gastronomia. Estou apaixonada pelo curso. Turma muito legal, divertida e empenhada. Estou me adaptando a nova rotina e me organizando para não ficar tanto tempo sem postar.

Essa foi a primeira vez em que eu preparei um cuscuz paulista. Adaptei uma receita que vi na revista Casa e Comida. Alterei as quantidades e mudei alguns ingredientes. Muito fácil de fazer, o cuscuz ficou delicioso.  Fiz um caldo com as cascas e as cabeças dos camarões. Tem gente que prefere fazer somente com as cascas, eu gosto de colocar tudo. Aproveitei o restante que sobrou do caldo e congelei.

Cuscuz-paulista-de-camarão

Você vai precisar:

Caldo:

cascas e cabeças dos camarões

1 cenoura picada ao meio

1 cebola cortada em quatro pedaços

1 buquê de garni

6 grãos de pimenta-do-reino branca

1 ½ litro de água

Cuscuz:

200 g de camarão limpo e selado

2 xícaras de farinha de milho em flocos

600 ml de caldo

½ cenoura picadinha

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

3 tomates pelados

½ xícara de ervilhas congeladas

alcaparra

azeite de oliva

1 limão

sal

pimenta-do-reino branca moída na hora

Como fazer:

Caldo de camarão: Em uma panela, coloque as cascas e as cabeças dos camarões, a cenoura, a cebola, o buquê, a pimenta-do-reino e a água. Deixe ferver por 40 minutos. Passe em uma peneira fina e reserve o caldo.

Cuscuz: Tempere os camarões com limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em uma panela, coloque uma boa quantidade de azeite de oliva. Leve ao fogo e refogue a cebola cuscuz-paulista-camarão.e o alho. Acrescente a cenoura, o tomate, a ervilha e um pouquinho de alcaparras. Tempere com sal e pimenta. Adicione o caldo de camarão e deixe cozinhar por 8 minutos. Coloque o camarão e deixe cozinhar por um minuto e meio. Em seguida, acrescente o farinha aos poucos. Misture bem até que a massa desgrude do fundo da panela. Ponto certo do cuscuz: pegue um pouco da massa com uma colher grande e vire. A massa precisa demorar um pouquinho para cair e quando cair tem que ser de uma vez.

Montagem: Unte com azeite uma forma com furo no meio. Coloque no fundo da forma umas rodelas de cenoura cozida, alguns camarões e ervilhas.  Adicione a massa e aperte bem com uma colher. Regue uma colher de azeite de oliva e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 20 minutos. Retire e desenforme sobre um prato.

No Comments

Leave a Comment

*