Costelinha de porco com ora-pro-nobis

Quando servi essa comida, lembrei na hora da minha avó Cecília. Costelinha de porco feita na panela de ferro e polenta era um de seus pratos preferidos. O que não tinha no preparo dela eram as folhas de ora-pro-nobis. Eu conheci essa planta aqui em Brasília. Muito usada na comida mineira, ora-pro-nobis é uma planta trepadeira originária do continente americano. A palavra vem do latim e significa “orai por nós”. Ela é ótima para acompanhar carne de porco, galinha e molhos. Já procurei essa planta em muitos lugares aqui em Brasília e encontrei apenas no Ceasa. Um maço grande, folhas fresquinhas e um preço ótimo.

 

Costelinha-de-porco-com-ora-pro-nobis

Você vai precisar:

1 maço de ora-pro-nobis – só as folhas

Costelinhas

1 kg de costelinhas de porco

1 xícara de cachaça

½ xícara de água

2 limões

alecrim

7 dentes de alho

tomilho

sal

pimenta-do-reino moída na hora

uva-passa (opcional)

Caldo

2 litros de água

2 cenouras

1 talo de salsão

1 buquê garni

1 cebola cortada ao meio

5 grãos de pimenta do reino

Polenta

1 litro de caldo de legumes

1 xícara de fubá pré-cozido

Sal

1 colher de sopa de manteiga

Como fazer:

Costelinhas: Corte- a entre os ossos.  Coloque os pedaços em uma forma grande e costelinha-de-porco-ora-pro-nobis acrescente a cachaça, a água, o suco dos limões, o alecrim, o tomilho, o alho picado grosseiramente, sal e pimenta. Misture bem e cubra com plástico filme. Leve para geladeira por 12 horas.  Retire as costelinhas da marinada e frite-as em uma panela de ferro com um pouco de óleo. Importante não colocar todas de uma só vez para não soltar muita água. Por último coloque as uvas-passas na panela e misture por um minuto no molho que estiver no fundo da panela. Retire e coloque-as em cima das costelinhas.

Caldo de legumes: Em uma panela grande, coloque a água, o buquê garni, a cenoura cortada em três partes, a cebola cortada ao meio, o salsão e os grãos de pimenta. Deixe ferver por 45 minutos.

Polenta: Em uma panela, coloque um litro de caldo de legumes e leve ao fogo. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos, em forma de chuva, e mexa bem. Tempere com sal. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo e não empelotar. Desligue o fogo e acrescente a manteiga.

Ora-pro-nobis: Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e em seguida coloque as folhas de ora-pro-nobis. Refogue-as até ficar murcha, de quatro a cinco minutos, vai depender da quantidade de folhas. Eu não temperei com nada e ficou excelente a combinação dela com a costelinha e a polenta.

.

2 Comments

  • Sandra Fischer 27 dezembro, 2014 at 9:45

    Camiiiiilaaa do céu!!!!!!! Água na boca! Parabéns, minha linda! Feliz 2015. Saudades!

    Reply
    • camilanacozinha 27 dezembro, 2014 at 22:01

      Sandra, querida!!! Muito obrigada!!! Um 2015 repleto de saúde, paz e felicidade pra você e sua família.
      Bjão

      Camila

      Reply

Leave a Comment

*