Pastel de berbigão

Em nossa última viagem a Floripa, já fomos com a ideia de preparar pastel de berbigão. Para comprar um berbigão de boa qualidade, falei com a minha querida amiga Leslie, proprietária do Da Ilha Produtos Artesanais e criadora do famoso Pão Mané. Um dia após a nossa chegada à cidade, a Leli nos levou dois quilos de berbigão e nos presenteou com alguns pães. Ela prepara todos os pães com ingredientes frescos, orgânicos e integrais. Uma maravilha!

Dos dois quilos de berbigão, usei um em Floripa, onde eu e a Paula preparamos os pasteis com a massa comprada. Esse tipo de massa fica mais crocante  e dá um contraste com esse recheio, fica muito bom. E, o restante eu preparei aqui em Brasília para o Ricardo e a Lili que nunca tinham experimentado. Dessa vez eu fiz a massa em casa, fica mais macia. E o preparo do recheio  é bem simples e fica sensacional!

Pastel-berbigão

Você vai precisar:

Massa:

2 ovos

1 colher de sobremesa de sal

1 colher de sopa cheia de açúcar

3 colheres de óleo

1 colher de sopa de cachaça

225 ml  de água fervendo

farinha de trigo

Recheio:

1 kg  de berbigão limpo

2 cebolas picadas

4 dentes de alho picados

manjericão

azeite

sal

Como fazer:

Pastel-berbigão.Massa:  Numa tigela, coloque os ovos, o sal, a cachaça, o açúcar, o óleo e, por último, a água fervendo. Acrescente farinha até obter uma massa homogênea e bem firme. Abra a massa com um rolo ou um cilindro.

Recheio: Lave o berbigão seis vezes, isso ajuda a retirar bem toda a areia que ainda estiver nele. Escorra bem o excesso de água. Em uma frigideira grande, frite a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o berbigão e tempere com sal. Refogue por cinco minutos. Desligue o fogo e acrescente folhas de manjericão picadas.

No Comments

Leave a Comment

*