Bolo de capim-santo e gengibre

Bolo-capim-limão

Todo sábado de manhã, acordamos cedo e vamos ao Ceasa.   Programa que eu e o Daniel adoramos fazer. Quanto mais cedo chegamos, menor o movimento e melhor a qualidade dos produtos. Além das compras normais para a semana, aproveito para comprar algum produto que eu nunca comi ou preparei. Os últimos que eu comprei foram: acelga japonesa, bardana, erva-doce e uma salada verde meio amarguinha, de nome estranho que não consigo lembrar agora.

Bolo-capim-limão-cortado

No último sábado, comprei um maço de capim-santo orgânico. Cheirinho bom que me lembra a casa da minha avó. Adoro chá dessa planta. Ela também é conhecida como capim-limão ou capim-cidreira. Hoje, fiz um bolinho de capim com gengibre. Adaptei a receita do bolo de laranja que eu já postei aqui no blog. Mais um bolo perfeito e delicioso acompanhado de um chazinho nesta tarde fria de domingo.

 

Bolo de capim-santo com gengibre

Bolo-capim-santo

Você vai precisar:

100 g de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

1 ½ xícara de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

½ xícara de leite

½ xícara de capim-santo picado

1 pedaço pequeno de gengibre fresco

gengibre ralado a gosto

1 folha de capim-santo picada

¼ de colher de chá de sal

manteiga e farinha para untar

Como fazer:

Em uma panela pequena, coloque o leite para ferver junto com o capim-santo e um pedacinho de gengibre. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e tampe a panela. Bolo-capim-limão-fatiaQuando estiver frio, passe o leite por uma peneira. Reserve. Unte com manteiga uma forma pequena e polvilhe farinha, retire o excesso e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma massa branca e fofa. Coloque as raspas de gengibre e a folha de capim-santo picadinha. Adicione os ovos um a um e bata bem a cada adição. Em seguida, com a batedeira desligada, coloque a farinha, o fermento, o sal e o leite. Ligue novamente a batedeira até obter uma massa homogênea. Coloque a massa na forma e asse em forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos.

9 Comments

  • Nandinha 24 março, 2015 at 17:56

    Olá Camila. Já faz tempo que sigo o seu blog e só hoje tive tempo de passar aqui e deixar um recadinho. Adorei a receita do bolo de capim santo. Eu adoro capim santo e sinto muita falta desse chá, moro já há 6 anos na Europa e como me dá saudades de um chazinho de capim santo fresco! Quando voce tiver tempo me faca uma visitinha: http://www.larcorderosa.wordpress.com
    Beijinhos!!!♥

    Reply
    • camilanacozinha 24 março, 2015 at 18:14

      Oi, Nandinha!
      Obrigada! Coisa boa que você acompanha o blog. Esse chazinho traz conforto e muitas coisas boas. Aqui em Brasília tava chovendo e friozinho no fina de semana e esse chá mais o bolo foram perfeitos!
      Já visitei o seu blog, adorei! Seguirei sempre!

      Beijinhos

      Reply
      • Nandinha 25 março, 2015 at 14:41

        Oi Camila! Sei bem como sao esses dias de frio sempre dá vontade de comer um bolinho quentinho. Moro no norte da Alemanha e apesar de já estarmos na primavera ainda continua fazendo frio. Haja chazinho e bolinho para aguentar rsrsrsrsrs. Beijinhos!!!

        Reply
  • Hosting Deutschland 8 julho, 2016 at 9:42

    Esse bolo e tudo de bom!!!!! Fiz e nao contei para os chatos de plantao la de casa que tinha capim limao e todos gostaram, quase nao comi, foi embora rapidinho, delicia!!!!

    Reply
    • camilacbastos 8 julho, 2016 at 9:49

      Ah, que delícia! Eu adoro esse bolo! Que bom que vocês gostaram
      🙂
      Bjo

      Reply
  • Marcia Teixeira 13 agosto, 2016 at 14:56

    Aonde compra capim limâo??

    Reply
    • camilacbastos 15 setembro, 2016 at 8:51

      Oi, Márcia!
      Aqui em BSB eu compro na feira, mas já vi em supermercado também.
      Abraço

      Reply
  • magali 1 novembro, 2016 at 13:05

    Ola Camila, adorei seu bolo , aqui não achei o capim cidreira mas vou fazer com 2 saquinhos de chá ,vamos ver se vai dar certo rsrsrsr.
    Vc sabe a receita do pao das nuvens?
    Abraço.

    Reply
    • camilacbastos 1 novembro, 2016 at 15:05

      Oi, Magali! Tudo bem? Acho que dá certo, sim com o chá. Esse bolinho é uma delícia.
      Não conheço essa receita do pão das nuvens. Você tem? Se tiver compartilha comigo.
      Obrigada!
      Bjo

      Reply

Leave a Comment

*