Torta de mousse de morango no aniversário do blog

Mais um ano aqui dividindo com vocês um pouco da minha cozinha. Ontem o blog completou três anos. E não podia faltar bolo para comemorar. Preparei uma torta de mousse de morango com ganache de chocolate. Receita que aprendi na faculdade. Esse preparo parece ser complicado, mas não é. São três etapas: massa, mousse e cobertura. O que dá mais trabalho é a mousse. Mas também podemos dividi-la em três passos: polpa com gelatina, merengue e creme batido. Fazer essa torta em etapas fica mais fácil e com certeza vale o resultado.

Estou muito feliz por mais esse ano recheado de novas receitas, novos amigos, de trabalhos e comidas maravilhosas. Obrigada a cada um de vocês por tornar meu blog ainda mais especial.

Detalhe do interior da torta de mousse de morango com cobertura de ganache de chocolate meio amargo

Você vai precisar:

Massa:

180 g de bolacha maisena

80 g de manteiga

2 colheres de sopa de açúcar impalpável

1 colher de sopa de cacau em pó

Mousse de morango:

250 g de polpa de morango

250 ml de creme de leite fresco gelado

7 g de gelatina sem sabor

35 ml de água para hidratar a gelatina

2 claras

160 g de açúcar refinado

50 ml de água para a calda

Ganache:

200 g de chocolate meio amargo

200 ml de creme de leite fresco

Como fazer:

Base de biscoito e chocolate para a torta de mousse de morango Eu usei dois aros – um de 13 e outro de 15 cm. Mas pode ser feito em um só de 24 cm. Se fizer em forma, que ela seja de fundo removível. Se for em aros, coloque plástico filme para fazer a base.

Massa: Em um processador, coloque a bolacha, a manteiga, o açúcar e o cacau. Triture tudo até formar uma farofa. Coloque a massa na forma e com uma colher pressione para compactá-la, deixando-a com um centímetro de altura. Leve ao forno a 200 graus por 12 minutos. Retire e deixe esfriar.

Mousse:

Gelatina hidratada e dissolvida: Coloque a água na gelatina e em seguida coloque no micro-ondas por 15 segundos. Adicione a gelatina na polpa de morangos. Reserve.

Creme de leite em meio ponto: Coloque o creme de leite fresco em um bowl. Com um fouet bata por mais ou menos três minutos. Ele ganha uma leve consistência, mas não chega a ficar chantilly. Reserve na geladeira.

Merengue italiano: Em uma panela pequena, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo sem mexer até formar uma calda. Ponto certo: quando atingir 118 graus. Se você não tiver termômetro, faça o teste colocando um pouco da calda em um copo com água. Se ela ficar com consistência de uma bala mole, está pronta. Quando a calda começar a ferver, você liga a batedeira para bater as claras em neve. Com a batedeira ligada, acrescente a calda em forma de fio. Bata até você sentir que o bowl da batedeira está frio.

Preparo do mousse de morangoFinalizando a mousse: Em um bowl grande, coloque a polpa de morango e, em seguida, o merengue. Mexa delicadamente. Por último coloque o creme de leite batido. Mexa sempre com movimentos suaves.

Ganache: Em uma panela pequena, coloque o creme de leite e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue. Acrescente o chocolate picado e mexa até obter uma cobertura homogênea.

Preparo da ganache de chocolate para a cobertura da torta de morangoMontagem da torta: Mantenha a base de massa de biscoito dentro da forma ou no fundo do aro. Acrescente a mousse e leve à geladeira por no mínimo quatro horas. Retire da geladeira e desinforme a torta. Coloque a ganache fria por cima e decore com morangos. Ela deve ser mantida na geladeira até a hora de servir.

 

8 Comments

  • Lar-cor-de-rosa 24 maio, 2015 at 18:18

    Oi Camila!
    Meus parabéns pelos 3 anos do seu blog. Será que um dia eu também vou chegar lá? (rsrsrsrsrs). Essa tortinha ficou uma fofura e para mim não é difícil de fazer. Aqui na Alemanha se faz muito desses tipos de torta. Essa semana fiz aniversário e fiz uma tortinha parecida mas só que como cheesecake, como poderia traduzir isso para o português?
    Beijinhos e um ótimo início de semana!♥ ♥ ♥
    http://www.larcorderosa.wordpress.com

    Reply
    • camilacbastos 25 maio, 2015 at 6:16

      Oi, Nandinha.
      Muito obrigada! Com certeza, o seu blog é lindo! Eu vi as fotos fofas do seu aniversário. Que delícia de torta!
      Tudo muito lindo! Parabéns pelo blog e pelo seu niver. Tudo de bom sempre!
      Beijinhos e ótima semana. 🙂

      Reply
  • Michele de Almeida de Jesus 25 maio, 2015 at 14:42

    Camila!!!
    Amei a receita vou fazer Manuelle vai ficar doida heheheh
    Bjs prima saudades de vc

    Reply
  • Carine 25 maio, 2015 at 22:52

    Ca parabens pelo aniversario do blog tudo sempre feito com muito capricho e dedicaçao!!!!! Sucesso sempre!!!
    Admiro demais vc e seu trabalho!!! Beijos

    Reply
    • camilacbastos 9 junho, 2015 at 7:59

      Oi, Cá!!
      Muito obrigada! Fico feliz 🙂
      Beijo

      Reply
  • sikis izle 3 maio, 2016 at 0:57

    Olá e obrigado por este blog é uma verdadeira inspiração ..

    Reply
  • erica 15 agosto, 2016 at 9:59

    tudo maravilhoso,ameeeeei!!!

    Reply
    • camilacbastos 15 setembro, 2016 at 8:50

      Que ótimo! Obrigada, Erica.
      Bjo grande

      Reply

Leave a Comment

*