Bolo de coco gelado

A primeira receita de bolo que aprendi com a minha mãe foi exatamente a que compartilho hoje. Eu tinha lá meus 13 anos. Lembrei disso esses dias assistindo ao programa da Rita Lobo no qual ela preparava um bolo gelado de coco. A massa é exatamente a mesma, o que altera é a quantidade de ovos. Isso me fez lembrar de quando eu batia massa de bolo na batedeira simples, aquela com dois batedores. Eu costumava dividir a massa em duas partes, e em uma delas eu colocava chocolate em pó ou quick sabor morango para fazer o bolo mesclado. Fazia o maior sucesso.

Essa mistura de leite condensado e leite de coco é simplesmente perfeita. Já publiquei aqui no blog uma outra receita, a de bem-casado, na qual eu uso essa combinação. Foi uma delícia refazer esse bolo e ainda dar um toque a mais com essa cobertura de coco. Bolinho leve e bem molhadinho, perfeito para um dia chuvoso como o de hoje.

bolo-coco-gelado

Você vai precisar:

4 ovos

1 ½ xícara de farinha

1 ½ xícara de açúcar

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento em pó químico

Cobertura:

300 ml de leite de coco

1 lata de leite condensado

½ xícara de leite

 

Como fazer:

Separe as claras das gemas. Na batedeira, bata as claras em neve. Bata as gemas com um garfo só para quebra-las e se misturarem. Acrescente as gemas aos poucos sobre a clara em neve. Adicione o açúcar e bata só para misturar.bolo-de-coco-gelado  Fora da batedeira, acrescente a farinha e o fermento peneirados em duas partes alternando com o leite. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para o forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos.  Retire do forno. Com o bolo ainda quente, faça alguns furos na massa com um palito ou garfo e corte os quadradinhos do tamanho que você desejar. Derrame a cobertura em todo o bolo. Polvilhe o coco ralado e leve para a geladeira. O bolo fica excelente quando estiver bem geladinho.

3 Comments

  • Jéssica 23 novembro, 2016 at 20:44

    Se tem um bolo que me lembra a infância é esse bolo de coco gelado – que maravilha!! <3
    Esse bolo é perfeito mesmo para dias chuvosos, adorei!

    Reply
  • Virtual Private Server 13 abril, 2017 at 18:31

    Eu coloquei farinha de coco no lugar do trigo, adocante culinario no lugar do acucar, e tirei o leite condensado, ficou muito bom.

    Reply
    • camilacbastos 16 abril, 2017 at 12:26

      Que ótimo!!! Bom saber que fá certo. 🙂

      Reply

Leave a Comment

*