Brownie perfeito

Para fechar a semana, uma receita daquelas de derreter o coração de qualquer chocólatra: a do brownie perfeito! Craquelado por cima e úmido por dentro, quem resiste? A receita de hoje eu aprendi num vídeo da Dani Noce e alterei bem de leve as medidas dos ingredientes. De preparação fácil, o brownie é um bolo típico americano que leva uma grande quantidade de chocolate e que não fica fofo. Alguns livros contam que a receita nasceu quando uma cozinheira esqueceu de colocar o fermento ao preparar um bolo de chocolate. Para não o desperdiçar os ingredientes, ela cortou os quadrados e serviu dizendo que tinha preparado uma nova receita. Se é verdade eu não sei, mas que é uma delícia, isso eu posso garantir.

Assei o brownie em uma forma de 38 cm x 26 cm. Durou três dias aqui em casa e ele não ficou seco. Usei macadâmia, mas você pode usar qualquer castanha que tiver. Abaixo algumas dicas que eu acho importante na hora do preparo.

Dicas importantes: usar o açúcar mascavo, vai deixar o brownie mais úmido. Não bater muito a massa depois da adição dos ovos. Se bater demais, os ovos vão aerar e o brownie ficará um bolo fofo. É bom tostar levemente a castanha na frigideira antes de colocá-la na massa. Isso faz com ela solte os óleos, acentuando o sabor e tirando o cheiro e gosto de ranço que talvez possa ter.

brownie-perfeito

Você vai precisar:

300 g de manteiga sem sal

300 g de chocolate amargo ou meio amargo

500 g de açúcar mascavo

7 ovos

100 g de cacau em pó

100 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

50 g de macadâmia picada e levemente tostada na frigideira

 

Como fazer:

Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria. Quando estiver homogêneo, adicione o açúcar mascavo e mexa até misturar. Retire do banho-maria. Acrescente os ovos um a um e bata só até misturar. Coloque a farinha, o cacau e o sal peneirados. Misture até obter uma massa homogênea. Por último, adicione a macadâmia. Coloque a massa coberta com papel manteiga na forma untada. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Deixe esfriar bem para poder cortar os quadradinhos. Se preferir, pode colocá-lo na geladeira.

1 Comment

  • Dedicated servers 14 maio, 2017 at 3:04

    O brownie – que deriva de marrom – tambem e caracterizado pelo interior umido e a parte externa mais seca, geralmente craquelada. Maximo Kopp Neto, do Brownie do Max; Ana Cecilia Almeida e Maria Eduarda Caron, da Cakes 4 You, e a youtuber Marina Bibas dao algumas dicas para fazer o brownie perfeito.

    Reply

Leave a Comment

*