Cheesecake de jabuticaba

Para aproveitar a geleia de jabuticaba, preparei uma cheesecake. Aqui em casa eu e o Daniel adoramos essa sobremesa e dessa vez eu a preparei com um desafio: fazer a Cora experimentar e gostar desse doce.  Quando conversamos sobre doces, ela sempre comenta que não gosta muito de cheesecake.  Não que esta receita seja perfeita, mas é difícil mesmo encontrar no mercado uma cheesecake deliciosa. Gosto de experimentar todas, mas a minha favorita é esta, sem gelatina e assada em temperatura baixa.

Dois pontos importantes para obter uma boa cheesecake: não bater muito para não aerar os ovos e assá-la em temperatura baixa.

Ah, já estava me esquecendo. A Cora experimentou, gostou e repetiu. 🙂

 

Você vai precisar:

Massa:

200 g de bolacha maisena

50 g de açúcar

100 g de manteiga derretida e fria

Recheio:

750 g de cream cheese

150 g de açúcar

3 ovos inteiros

1 gema

120 ml de creme azedo

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

 

Como fazer:

Massa: Num processador, triture as bolachas e adicione a manteiga derretida aos poucos. Acrescente o açúcar e misture bem, até obter uma massa homogênea. Cubra uma forma de 22 cm com fundo removível. Leve para geladeira até preparar o recheio.

Creme azedo: Misture 120 ml de creme de leite fresco a 2 colheres de sobremesa de suco de limão. Deixe descansando por 10 minutos.

Recheio: Num bowl, coloque todos os ingredientes e bata com um fouet só até misturar. O resultado deve ser um creme liso e não muito firme.  Retire a forma da geladeira e coloque o recheio. Leve ao forno preaquecido e asse por 1 hora em temperatura de 150°. O tempo de assar vai depender do forno. A hora certa de desligar é quando você coloca a mão em cima da massa e sente que ela está firme na parte de cima, mas molinha por dentro. Tire do forno e passe uma faca nas laterais para desgrudar a massa da forma. Deixe esfriar e leve para a geladeira de um dia para o outro. Sirva com a geleia de jabuticaba.

No Comments

Leave a Comment

*