Geleia de jabuticaba

Quanto mais você prepara seus alimentos em casa, melhor é a qualidade do que se come. Na minha família, crescemos com poucos alimentos comprados prontos. Minha mãe sempre preparou tudo em casa. Era pão, massas, doces, salgadinhos, geleia (que chamamos de chimia) e muito mais. Achava estranho quando as pessoas compravam massa de lasanha ou de pizza em supermercados. Mas quando eu era pequena eu adorava comer pastel de massa industrializada, achava sensacional, na minha casa não tinha isso. 🙂  Hoje não troco uma massa caseira por nada.

Aqui em casa não é muito diferente da casa dos meus pais. Faço pães, macarrão, massa de lasanha, de canudinho, de pastel, de pizza, tortas, bolos, geleias, etc. Gosto tanto de preparar quanto de comer. E fico ainda mais feliz por que o Daniel adora também.

Hoje compartilho com vocês minha geleia de jabuticaba. *Aqui em casa gostamos dela mais azedinha, por isso eu uso pouco açúcar. Se preferir uma medida padrão, pode calcular a quantidade de suco de jabuticaba e colocar a metade dele de açúcar.  Também gosto de colocar o açúcar aos poucos e vou experimentando, se a fruta estiver muito ácida, uso mais.

Curiosidade:

Muitas pessoas me perguntam por que colocar maçã no preparo. Para preparar geleias existem três elementos que são fundamentais: pectina, açúcar e ácido. As frutas que contém baixo teor de pectina devem ser completadas por outras ricas em pectinas como maçãs, uvas ou cítricos. Toda fruta com sementes tem pectina, umas mais outras menos. E o que é pectina? É uma substancia que vai gelificar sacaroses e outros açucares em meios ácidos. Quando um doce com alto teor de pectina atingir uma alta temperatura, o açúcar reage e a pectina solidifica, formando a geleia.

geleia-de-jabuticaba

Você vai precisar:

1 kg de jabuticaba

350 g de açúcar*

½ limão

2 maçãs descascadas

Como fazer:

Lave as jabuticabas e coloque-as em uma panela cobertas com água. Cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Elas vão estourar, espumar e criar um suco. Passe por uma peneira e com ajuda de uma colher esprema um pouco o restantegeleia-de-jabuticaba da polpa que ainda possa ter nas frutinhas. Volte o suco para a panela, acrescente o açúcar, o suco de limão e a maçã picada, inclusive o miolo com as sementes. Cozinhe em fogo baixo até o ponto de geleia. Vá experimentando a geleia durante o processo e corrija o açúcar se necessário. Cuidado para a geleia não passar do ponto e ficar dura demais. O ponto certo é quando você tira a colher da panela e a geleia escorre devagar, formando pingos grandes e grossos. Outro truque é colocar um pires no congelador e quando estiver bem gelado, coloque um pouco da geleia, passe o dedo sobre ela e se formar um caminho limpo, sem que as laterais escorram, está no ponto. Retire os pedaços que sobraram das maçãs e guarde em um vidro.

 

1 Comment

  • Cheesecake de jabuticaba 12 novembro, 2016 at 20:28

    […] Recheio: Num bowl, coloque todos os ingredientes e bata com um fouet só até misturar. O resultado deve ser um creme liso e não muito firme.  Retire a forma da geladeira e coloque o recheio. Leve ao forno preaquecido e asse por 1 hora em temperatura de 150°. O tempo de assar vai depender do forno. A hora certa de desligar é quando você coloca a mão em cima da massa e sente que ela está firme na parte de cima, mas molinha por dentro. Tire do forno e passe uma faca para desgrudar a massa da forma ainda quente. Deixe esfriar e leve para a geladeira de um dia para o outro. Sirva com a geleia de jabuticaba. […]

    Reply

Leave a Comment

*