Coalhada seca

Coalhada seca caseira é fácil de preparar e fica muito melhor do que as de supermercado. Essa pastinha é feita através da fermentação do leite. A consistência mais firme ou mais líquida, vai depender da drenagem do soro.  Quanto menos soro tiver, mais firme ela ficará. É perfeita para comer com pães, torradas ou para acompanhar uma comida árabe.

A coalhada pode ser feita com kefir, coalho ou com iogurte natural. O importante é que o leite seja integral, o preparo fica mais rápido e o gosto melhor.

Para entender melhor o que é cada produto e quais as diferenças pesquisei no livro Comida & Cozinha de Harold McGee as seguintes definições:

Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Kefir é muito popular no Cáucaso. É produzido por meio de partículas grandes e complexas chamadas de grãos de kefir, que abrigam mais de dez tipos de microrganismos, entre os quais lactobacilos, lactococos, leveduras e bactérias do vinagre. Essa associação simbiótica se multiplica em temperatura ambiente fresca para produzir uma bebida azeda, levemente alcoólica, efervescente e cremosa.

Já o coalho é um grupo de enzimas muito usado na produção de queijos. É a coagulação do leite por meio da enzima quimosina. O coalho tradicional é feito do quarto estomago de um bezerro amamentado com menos de 30 dias, antes de a quimosina ser substituída por outras enzimas que digerem a proteína. Mas também existem coalhos vegetais que são produzidos através das flores do cardo ou da alcachofra-brava. Esse tipo de coalho é mais popular em Portugal e na Espanha.

O iogurte é um leite fermentado que se transforma numa massa azeda e semissólida. O iogurte padrão contém apenas duas espécies de bactérias, o Lactobacillus delbrueckii e o Streptococcus salivarius. As duas bactérias estimulam o crescimento uma da outra e, combinadas, acidificam o leite com mais rapidez do que se estivessem isoladas.

A minha coalhada eu fiz com iogurte natural e ficou uma maravilha!

 

Você vai precisar:

1 litro de leite integral

170 ml de iogurte natural sem açúcar em temperatura ambiente

Como fazer:

Ligue o forno a 200 graus por 15 minutos e em seguida desligue-o.

Em uma panela, coloque o leite e leve para aquecer. Ele precisa atingir uma temperatura entre 80-90 graus. Importante não deixar o leite ferver. Retire do fogo e deixe esfriá-lo até atingir 40-45 graus. Se você não tiver termômetro, não tem problema, essa temperatura é bem morna, você consegue colocar o dedo e aguentar bastante tempo. Em seguida, misture o iogurte no leite e mexa até obter uma mistura homogênea. Cubra a panela com um plástico filme e enrole-a numa toalha de tecido. Coloque a panela dentro do forno (já desligado) e deixe descansar de 12 a 15 horas. Retire a toalha e coloque o preparo na geladeira por três horas. Em seguida, coloque a coalhada em um pano de prato fino e deixe sobre um escorredor de macarrão ou peneira para escorrer o soro. E está pronta a coalhada seca caseira. Se preferir pode temperar com azeite e pimenta-do-reino.

 

 

2 Comments

  • Alessandra 16 maio, 2017 at 22:30

    Tenho feito com o Kefir! Estou amando e não precisa fazer muito. Está sempre fresca, um pouco todo dia…

    Reply
    • camilacbastos 17 maio, 2017 at 14:07

      Que maravilha, Alessandra! Produto de qualidade e sempre fresquinho, não tem coisa melhor. 🙂

      Reply

Leave a Comment

*