Panqueca de baterraba

Final do ano passado, preparei um bolo para a festa surpresa do André que o Fernando, seu marido, estava organizando. Entre um cafezinho, uns salgadinhos e muita conversa, decidimos que a massa do bolo seria um red velvet com corante natural de beterraba. O Fernando trabalha com plantações orgânicas e não gostou nada quando eu disse que usaria corante artificial.  Foi aí que eu dei a ideia de colocar o corante natural de beterraba, mas deixei claro que eu nunca tinha feito isso antes. Hehehehehe O corante nada mais é que um suco concentrado da beterraba.

Para felicidade de todos o corante natural deu super certo. A massa do bolo ficou um tom de vermelho lindo e nenhum gosto de beterraba. Com a sobra do suco preparei panquecas vermelhinhas recheadas com cottage e alho-poró. Fiz umas com farinha de trigo integral e outras com a branca, as duas ficaram ótimas.

Você vai precisar:

Suco concentrado de beterraba/corante

4 beterrabas grandes

240 ml de água

Panqueca:

1 ovo

250 ml de suco concentrado de beterraba

¾ de xícara de farinha (branca ou integral)

1 colher de chá de azeite de oliva

sal

 

Como fazer:

Suco concentrado de beterraba/corante: Descasque as beterrabas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque os cubos no liquidificador com a água e bata bem. Passe o suco em uma peneira e leve ao fogo baixo até reduzir pela metade. O tempo de cozimento vai depender da chama do seu fogão. Quanto mais baixa for, melhor. O meu ficou 1h30 minutos no fogo e rendeu 450 ml.

 

Panqueca:  no liquidificador, coloque o suco de beterraba, a farinha, o ovo, o azeite e o sal. Bate bem. Deixe a massa descansar por 15 minutos.  Aqueça uma frigideira antiaderente. Em seguida, coloque a massa e faça movimentos circulares com a frigideira para a massa formar um disco. Eu coloco direto do copo do liquidificador para a frigideira, se preferir use uma concha média que serve de medida para cada disco. Deixe por mais ou menos um minuto de cada lado ou até que fique levemente dourada.

No Comments

Leave a Comment

*