Empadão goiano

Empadão goiano: quem já comeu? Eu não o conhecia até vir morar em Brasília. A origem desse prato vem da Cidade de Goiás ou Goiás Velho, como também é chamada. Prato típico em todo o Estado de Goiás e também em Brasília, o empadão é uma torta salgada feita com uma massa deliciosa e com uma variedade grande de ingredientes no recheio. A massa é leve e o recheio é cremoso, bem suculento.

A receita que compartilho hoje  foi a que eu aprendi na faculdade. Se preferir pode acrescentar ao recheio o pequi e a guariroba. O que vai ficar difícil de explicar é como se fazem as dobras para fechar o empadão. Treinei muito para prova de cozinha brasileira, mas confesso que acho bem difícil deixar as dobras em tamanhos uniformes e rentes à forma. Seja com dobras ou sem, o importante é preparar essa delícia!

 

Você vai precisar:

Massa:

500 g de farinha de trigo

50 g de banha de porco

1 ovo

10 g de fermento químico

sal a gosto

água q/b

Recheio:

300 g de peito de frango

150 g de linguiça defumada

150 g de lombo de porco

1 cebola

3 dentes de alho

1 pimentão verde

½ xícara de milho

50 g de azeitona verde

1 colher de sopa de polpa ou extrato de tomate

2 tomates sem sementes

100 g de queijo minas padrão

1 colher de sopa de amido de milho

½ colher de chá de açafrão da terra

salsa e cebolinha

azeite de oliva

sal

gema para pincelar

 

Como fazer:

Massa: Em uma panela pequena, coloque 150 ml de água e a banha. Leve ao fogo até que a banha derreta,  mas não deixe ferver. Em um bowl, coloque a farinha, o sal, o fermento, o ovo e a água com a banha. Vá colocando mais água aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio: Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue o lombo de porco, a linguiça e o peito de frango. Acrescente a cebola, o alho, a azeitona, os tomates e o pimentão picados. Em seguida, coloque o milho, o extrato de tomate, o açafrão e o amido de milho dissolvido em um pouco de fundo ou água. Cozinhe até que as carnes fiquem macias. Finalize com salsa, cebolinha e queijo minas picados.

Abra a massa em dois discos. Com um dos discos, cubra o fundo de uma forma, de preferência com fundo removível, coloque o recheio e cubra com o outro disco. Pincele a massa com gema e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos ou até que fique levemente dourado.

 

No Comments

Leave a Comment

*