Viva a pizza!

Hoje, dia 10 de julho, é comemorado o dia mundial da pizza. Para mim, poderia ser todos os dias. Eu simplesmente amo pizza! Salgada ou doce, hoje existe uma infinidade de sabores. Já vi até pizza de churrasco para vender. Já acho demais. Churrasco é churrasco e pizza é pizza. Hehehehe. As minhas favoritas são: quatro queijos, marguerita, berinjela, cogumelo e peperoni.

Uma das coisas que eu adoro é quando sobra pizza do jantar, guardo na geladeira e no outro dia ela é perfeita para acompanhar uma xícara de café puro e quentinho.

Como não temos um forno a lenha, usamos uma pedra sabão dentro do forno. A pizza fica ótima! Outra dica muito boa que já falei aqui no blog é a pizza na frigideira, a massa fica bem crocante. Vale muito a pena experimentar.

Não importa se ela salgada ou doce, com ou sem recheio na borda, massa fina ou grossa, quentinha ou fria, pizza é sempre uma delícia!

Você vai precisar:

Massa:

450 g de farinha de trigo

250 ml de água morna

15 g de fermento biológico seco

30 ml de azeite de oliva

1 colher de sopa de açúcar

½ colher de sopa de sal

Molho:

1 lata de tomate pelado

azeite de oliva

sal

Como fazer:

Pré-aqueça o forno a 300 graus ou o máximo que seu forno permitir. Se você tiver uma pedra para assar a pizza, já deixa ela dentro do forno para ir aquecendo junto.

O molho que eu uso na pizza, não vai para o fogo antes. Amasso os tomates com um garfo, coloco azeite de oliva e um pouquinho de sal. Misturo bem e tá pronto.

Em uma tigela grande, coloque o fermento, o açúcar e a água. Misture e deixe descansar por dois minutos. Em seguida, coloque o azeite, a farinha e o sal. Trabalhe a massa até que ela desgrude das mãos. Transfira para uma bancada e sove-a por mais ou menos 12 minutos.  Ela precisa ficar uma massa homogênea e lisa. Cubra com um pano levemente úmido. Deixe-a descansar por 50 minutos ou até ela dobrar de tamanho.  Abra a massa com um rolo ou com as mãos apenas e coloque o molho de tomate. Leve ao forno para dar uma pré-assada, mais ou menos cinco minutos. Retire e coloque a cobertura de sua preferência. Volte ao forno até o queijo derreter e as bordas ficarem douradas. Se preferir, pode montar a pizza por completo e levar de uma vez para o forno.

No Comments

Leave a Comment

*