Batata duchesse

Batata duchesse

Print Friendly, PDF & Email

Batata duchesse para estrear meu livro! Hoje, vou compartilhar com vocês um presente que ganhei na última semana. Um livro de peso, sim porque ele pesa quase 5 kg e tem 1236 páginas só com dicas, técnicas e receitas. O livro é Chef profissional, do Instituto Americano de Culinária, que fala sobre ingredientes, nutrição, equipamentos e receitas das Américas, da Ásia e da Europa.  É o tipo de livro que ensina do básico ao sofisticado.

Comprei até um banquinho especialmente para servir de suporte, pois a minha estante não iria aguentá-lo. A primeira receita em que bati o olho foi a de batata duchesse. Com uma massa super simples de preparar, ela só exige um pouco de paciência para acertar o formato.

Batata duchesse

Para dar um toque especial na receita do livro, resolvi preparar uma manteiga com manjericão. Desde que as descobri, as manteigas temperadas tornaram-se presença constante na minha cozinha. Seja com manjericão, sálvia, salsa ou tomilho, o resultado é sempre uma loucura. Ela é perfeita para temperar pratos e compor entradinhas, sem falar na maravilha que é passá-la naquele pãozinho recém-chegado da padaria. Mesmo agora, enquanto escrevo, não resisti e tive que me levantar para preparar umas torradinhas. Nesta receita, usei a manteiga com manjericão para preparar o purê de batatas.

Batata Duchesse

Você vai precisar:

3 batatas cozidas

1 colher de sobremesa de manteiga em temperatura ambiente.

50 a 100 ml leite

sal a gosto

Como fazer:

Aqueça o leite até que ele fique numa temperatura próxima da fervura. Cozinhe as batatas com casca até ficaremlivro chef profissional macias. Descasque e amasse as batatas ainda quentes.  Acrescente a manteiga e o leite, misturando com uma colher ou na batedeira. É importante não mexer muito, de modo que a batata não solte amido demais.

O excesso de amido deixa o purê com uma consistência pesada e viscosa. Molde as batatas com um saco de confeitar diretamente numa assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido até ficarem douradas.

Manteiga com manjericão:

250 g de manteiga em temperatura ambiente

um punhado de manjericão (somente as folhas)

Coloque os ingredientes em um mixer ou num pilão, misturando até o manjericão desmanchar. A manteiga fica verdinha, com uns pedacinhos pequenos de manjericão. Guarde na geladeira.

4 Comments

  • Carine 6 junho, 2012 at 10:06

    Hummmm que delicia!!!! Adorei a receita facil e gostosa, imaginei servida com medalhoes de filé e uma saladinha de folhas verdes! Vou fazer!
    Beijos

    Reply
  • cristiane 1 agosto, 2012 at 8:46

    As batatas duchesse, ficam boas servidas com o que?
    Aguardo reposta e obrigado.

    Reply
    • camilanacozinha 1 agosto, 2012 at 12:17

      Oi, Cristiane.
      É legal você servir com uma carne e salada.
      Bj

      Reply
  • Ravióli recheado com damasco e camembert | Camila na Cozinha 3 setembro, 2014 at 20:59

    […] damasco. Finalizei o prato na frigideira com manteiga de ervas. Já falei dessa manteiga temperada aqui no blog. Você pode usar apenas uma ou um mix de ervas frescas. Fica […]

    Reply

Leave a Comment

*