arroz negro com lula

Arroz negro com lula – receita do chef Claude Troisgros

Print Friendly, PDF & Email

Na semana passada, recebemos a Cora e a Talita para um jantar aqui em casa. A Talita estava na cidade a trabalho, e depois de mostrar a ela algumas de nossas comidas preferidas aqui de Brasília, fui para cozinha preparar um arroz negro com lula. Sempre cozinho a lula muito rapidamente, mas, para esta noite, escolhi fazer a receita do Claude. O cheiro da lula cozinhando tomou conta da cozinha, uma delícia! Eu só não esperava que ela diminuísse tanto. Reduziu muito.

Fiquei tão preocupada que na hora eu descongelei outro pacotinho de lula e um de camarão. Preparei de última hora um risoto de arroz arbóreo. No fundo, nem precisava, mas sou meio exagerada e sempre tenho medo que falte comida.  Sobrou para o almoço do dia seguinte, com direito a convidar a Cora para um repeteco.

Aqui no blog você encontra outras receitas: lula à dore, lula com molho especial

Você vai precisar:

1 kg de lula limpa

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de tomate concentrado

1 buquê  garni

½ pimenta dedo-de-moça (usei sem semente)

sal

220 ml de vinho branco seco

250 ml de água

Arroz:

4 colheres de sopa de azeite

400 g de arroz negro

2 litros de litros de água

1 colher de sopa de manteiga

sal

Como fazer:

Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola, o alho e a pimenta. Em seguida, acrescente a lula, o vinho, a água, o tomate e o buque de garni. Tempere com sal. Quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora. Após o cozimento, retire as lulas e corte-as em rodelas. Retire o buquê de garni e volte as lulas para a panela. Reserve.

Arroz: Em uma panela, coloque o azeite, o arroz e cubra-o com água. Tempere com sal. Deixe cozinhar por uma hora ou até que fique macio.  Acrescente a lula com o molho e misture bem. Por último, adicione a manteiga. Está pronto.

 

 

No Comments

Leave a Comment

*