bacalhau com batata

Duas receitas incríveis com bacalhau

Print Friendly, PDF & Email

Bacalhau, cebola, batata e azeitona preta

Sexta-feira santa está acabando, mas o feriadão continua. Para quem vai preparar peixe no domingo de páscoa, aqui vão duas receitas ótimas de bacalhau. A primeira é a receita da Paula. Ela preparou esta delícia quando esteve nos visitando. O preparo é fácil e o prato fica excelente!Bacalhau, cebola, batata e azeitona

A segunda foi preparada por mim. É a mesma receita que já postei outro dia aqui, só que com algumas modificações. As duas receitas foram preparadas com bacalhau do porto.

Dicas: 

– use um azeite de oliva de ótima qualidade e em grande quantidade.

– não ferva o bacalhau. Cozinhá-lo sem ferver faz com que ele fique macio.

– para dessalgar, substitua a água que está no recipiente por água gelada.

Você vai precisar:

Bacalhau à la Paula

800 g de bacalhau dessalgado

400 ml de azeite de oliva

azeitonas pretas

4 batatas grandes descascadas e cortadas ao meio

3 cebolas cebola cortadas em tiras

5 dentes de alho

salsinha picada

Como fazer:

Dessalgar: Em uma bacia grande, coloque o bacalhau e cubra com água. Leve para geladeira. Troque a água de três em três horas. Substitua por água gelada. A Paula dessalgou em três dias.

Em uma panela grande, coloque as batatas e o bacalhau por cima. Cubra com água e leve ao fogo para cozinhar. Antes de começar a ferver, retire o bacalhau e reserve. Cozinhe a batata até ficar macia. Na panela wok, frite a cebola e o alho. Em seguida, coloque o bacalhau e as batatas.

Acrescente bastante azeite e as azeitonas. Misture bem. Deixe cozinhar por três minutos. O prato deve ficar bem molhado de azeite, se necessário (no caso de ficar meio seco) acrescente mais azeite do que recomendado acima. Coloque a salsinha picada para finalizar o prato.


Bacalhau à la Camila

Bacalhau, cebola, batata, alho e azeitona

Bacalhau no forno.

Bacalhau, cebola, batata, alho e azeitona

Você vai precisar:

450 ml e azeite extra virgem

1 kg de filé de bacalhau dessalgado

10 mini-batatas com casca limpa

8 mini-cebolas com casca

1 pimentão pequeno vermelho ou amarelo cortado em rodelas

1 cabeça de alho

azeitona preta

alcaparra

4 folhas de louro

tomilho

azeite de oliva

Como fazer:

Dessalgar: Em uma bacia grande, coloque os filés de bacalhau e cubra com água. Leve para geladeira. As duas primeiras trocas de água, eu fiz de oito em oito horas. Importante recolocar água gelada. As próximas trocas eu fiz de seis em seis horas. Dessalguei em três dias.

Em uma forma funda, coloque as batatas, as cebolas, os dentes de alho com casca, as rodelas de pimentão e regue com muito azeite de oliva. Leve ao forno preaquecido a 200
graus por 20 minutos.

Corte os filés de bacalhau em pedaços de mais ou menos seis cm. Em uma panela grande, coloque os pedaços de bacalhau as folhas de louro e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por seis minutos, sem deixar ferver. Retire o bacalhau e escorra o excesso de água.

Em seguida, retire a forma do forno, acrescente os pedaços de bacalhau, as azeitonas e alguns ramos de tomilho. Coloque mais uma boa quantidade de azeite.  Leve ao forno por mais 20 minutos. Se preferir, retire a casca dos dentes de alho e das cebolas. Finalize o prato com alcaparras para decorar.

 

1 Comment

Leave a Comment

*