baguetes

Baguete feita com poolish

Print Friendly, PDF & Email

Olha só o que eu me aventurei a fazer: baguetes. Comprei um livro maravilhoso chamado Pães de Emmanuel Hadjandreou. O livro traz receitas de pães doces e salgados, focaccias, pizza e brioches. Tem uma introdução ótima sobre farinhas, fermentos e o passo a passo de como sovar a massa.

Livro indispensável para quem gosta de fazer pães. Preparei o fermento ontem e deixei descansando durante a noite. Hoje acordei cedo para me dedicar as minhas baguetes. Fiz exatamente como mandava a receita. Só alterei o tempo em que ficou no forno. No livro diz de 10 a 15 minutos, eu deixei 35.

Essa receita parece complicada, mas não é. O mais importante é ter paciência, porque ela demora para ficar pronta. Mas vale o tempo esperado. O pão fica maravilhoso! Comi ainda quentinho com azeite de oliva por cima.

baguetes

Baguete crescendo no pano de linho.

baguete-caseira

Baguetes prontas para irem ao forno.

Você vai precisar:

Para o poolish

½ colher de chá de fermento biológico seco

125 ml de água morna

125 g de farinha de trigo para pães

Para a massa:

½ colher de chá de fermento biológico seco

300 g de farinha de trigo para pães

1 colher de chá de sal

140 ml de água morna

Como fazer:

Preparar o poolish: Em uma tigela grande, coloque o fermento e adicione a água morna. Misture até dissolver. Acrescente a farinha e mexa com uma colher de bambu ou de pau até obter uma massa lisa. Cubra a tigela com um pano limpo e deixe fermentando durante a noite em temperatura ambiente.

Preparando a massa:  No dia seguinte, misture 300 g de farinha, a colher de sal e reserve. Em outra tigela, receita-de-baguetecoloque o fermento e 140 ml de água, mexa até dissolver. Misture o fermento dissolvido no poolish. Acrescente a farinha e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea.

Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Após esse tempo, sove a massa.

A sova: Puxe um pedaço da lateral e pressione para o centro da massa. Gire um pouco a tigela e faça o mesmo movimento por oito vezes (conforme a foto ao lado). Essa sova leva mais ou menos 10 segundos. Repita o descanso de 10 minutos mais a sova por duas vezes.

Terminando com a sova. Em seguida, cubra a massa e deixe descansar por uma hora. Após o descanso, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e de uns soquinhos no meio da massa para retirar o ar. Divida em três pedaços iguais.

Enrole a massa com as mãos até obter uma baguete do comprimento desejado. Coloque as baguetes em um pano de linho ou pano de prato e deixe crescer por uma hora. Com uma faca, faça pequenos talhos ao longo do pão. Cerca de 20 minutos antes de assar, preaqueça o forno a 250 graus.

Coloque uma assadeira na parte inferior. Quando for colocar o pão para assar, encha a assadeira inferior com água. Asse as baguetes até ficarem bem douradas.

6 Comments

  • Carine 5 maio, 2013 at 15:26

    Nossa fiquei sonhando com essa baquete quentinha com má manteiga derretendo hummmmmm!
    A foto do pão com o azeite de oliva ficou divina!
    Bjs

    Reply
  • Brioche recheado com amoras | Camila na Cozinha 17 novembro, 2013 at 18:16

    […] receita de hoje é do mesmo livro da baguete de poolish que preparei outro dia. Este livro é excelente! Todas as receitas que eu preparei ficaram ótimas. […]

    Reply
  • Cristiano Leandro Batista 26 maio, 2017 at 15:47

    devo assar o pão a 250º?

    Reply
    • camilacbastos 26 maio, 2017 at 18:31

      Isso mesmo, Cristiano. 250 graus.

      Reply
  • Madre Pães Artesanais 6 outubro, 2019 at 13:51

    Interessante o post.

    Reply
    • camilacbastos 26 março, 2020 at 13:50

      Esse livro é muito bom! Vale a pena!

      Reply

Leave a Comment

*