Rolinho recheado com legumes

Bifum e rolinho de legumes

Print Friendly, PDF & Email

Acho uma delícia pratos preparados com proteína de soja e legumes. Até um tempo atrás, eu comia esse tipo de comida apenas em restaurante.  Por gostar muito, comecei a fazer em casa e o resultado não podia ser melhor. Fica uma maravilha!  Parece complicado, mas não é.

Na receita de hoje o preparo do recheio do rolinho e do macarrão são bem parecidos.  Nessas duas receitas, você pode alterar ou acrescentar os legumes de sua preferência. Eu acho a combinação de repolho com cenoura e cabotiá com brócolis, incrível.

Dos quatro rolinhos que preparei, dois eu fritei. Ficou bom, mas eu prefiro ao natural.

Para acompanhar os rolinhos, preparei um macarrão feito de arroz, bifum. Ele é muito leve e por ser muito fino, cozinha rapidamente. Pode ser servido quente ou frio.

rolinho-de-legumes-e-bifum

Você vai precisar:

Macarrão:

100 g de macarrão tipo bifum

½ xícara de soja texturizada escura

½  colher de sopa de shoyu

2 tiras de cabotiá

3 arvorezinhas de brócolis japonês

1 cebola picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de óleo de gergelim

sal

curry

Rolinhos de legumes 

8 folhas de arroz

1 xícara de repolho cortado em tiras finas

1 xícara de soja texturizada escura

1 colher de sopa de shoyu

1 cenoura pequena cortada em tiras fininhas

½ cebola picada

1 colher de sopa de óleo de gergelim

3 colheres de sopa de azeite de oliva

sal

curry

pimenta do reino moída na hora

Como fazer:

Rolinho: Em uma tigela, coloque a soja, o shoyu e cubra com água. Deixe hidratar por dez minutos. Depois desse tempo, escorra a soja em uma peneira. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e frite a cebola. Em seguida, adicione a soja hidratada, o repolho, a cenoura e o óleo de gergelim.

Tempere com sal, pimenta e um pouquinho de curry. Refogue em fogo baixo por aproximadamente dez minutos. O recheio está pronto.

Montagem: hidrate as folhas de arroz em água fria. Escorra bem o excesso. Para cada rolinho, use duas folhas de arroz.  Coloque uma folha sobre a outra e acrescente o recheio no meio. Dobre as pontas das folhas formando um pacotinho. Está pronto. Se preferir frite-os em óleo bem quente.

Bifum: Corte a cabotiá em pequenos cubos. Cozinhe a abóbora até que fique al dente. Retire da água e reserve. Hidrate a soja conforme a preparação do rolinho de legumes. Em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e frite bem a cebola. Acrescente a soja e frite por dois minutos.

Acrescente a cabotiá, os brócolis picados, o óleo de gergelim. Tempere com sal e curry. Deixe cozinhar por mais ou menos cinco minutos. Mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da frigideira. Se preferir, acrescente mais azeite.Em uma panela, coloque um litro de água para ferver.

Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente o bifum. Com um garfo, mexa por dois a três minutos. Retire-o da panela e escorra bem a água. Coloque-o na frigideira junto com os legumes e mexa delicadamente. Sirva em seguida.

 

1 Comment

Leave a Comment

*