barquete de bobo de camarão

Bobó de camarão

Print Friendly, PDF & Email

barquete com bobo de camarao

No sábado fomos tomar uma cerveja na casa da Angélica e do Guilherme. Na dúvida sobre quais comidinhas fazer, inventei de fazer um pouquinho de várias – e assim passei a tarde toda na cozinha. Foram sanduichinhos de patê de ervas, torradinhas com mango chutney, bolinhos de siri, palitinhos de queijo, barquetes com bobó de camarão e bolinhos de abóbora com carne seca. Um detalhe: éramos apenas sete pessoas.

Nem cheguei a fritar os bolinhos de abóbora com carne seca, mas a trabalheira valeu muito a pena. A Júlia e o Luis nunca tinham provado as minhas comidinhas – e eles adoraram. Fiquei muito feliz! A noite só não foi perfeita porque as mulheres perderam de novo no Desafino. Precisamos marcar outro encontro para a revanche.

Hoje vou dar a receita do bobó de camarão. Como a ideia era a de uma noite de comidinhas, não fiz acompanhamentos clássicos como o arroz de açafrão e a farofa de dendê. Optei por um bobó que se pudesse comer com as mãos, usando-o para rechear barquetes.

E não é que funcionou muito bem? O bobó ficou ótimo!  Caprichada no dendê, a minha receita é bem simples. De diferente, apenas substituo o coentro por salsinha. Durante a semana postarei as receitas que faltaram.

Você vai precisar:

600 g de mandioca cozida

1 kg de camarão selado

100 ml de azeite de dendê

1 cebola

2 dentes de alho

2 tomates sem sementes

1 garrafa pequena de leite de coco

cebolinha verde picada

azeite de oliva

sal e pimenta a gosto

 Como fazer:

Cozinhe a mandioca até que ela fique bem molinha. Depois de retirar o fio que há no meio dela, amasse-a até obter um purê. Numa panela grande, coloque a metade do dendê e um pouco de azeite de oliva. Frite o alho, a cebola e o camarão selado. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Em seguida, coloque o tomate, o purê de mandioca, o leite de coco e o restante do dendê. Deixe no fogo por mais uns 6 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela. Finalize com salsinha picada.

3 Comments

  • Carine 18 setembro, 2012 at 19:58

    Noooooossa!!! Ja tive o previléio de comer esse bobó de camarão ai em Brasilia!!! Com os devidos acompanhamentos: arroz de açafrão e a farofa de dendê e posso dizer o melhor bobó de camarão que ja comi!!! Agora quero provar na barquete! Como ja provei as barquete tbm, fico até imaginando os dois juntos!!!!! Hummmm deu agua na boca!!!
    Beijos
    Ca

    Reply
    • camilanacozinha 19 setembro, 2012 at 21:33

      Cá!!
      Ficou ótimo! Lembrei do nosso bobó aqui em casa. Saudades!
      Venham nos visitar.

      Bjs

      Reply
  • Sanduichinhos e palitinhos de queijo | Camila na Cozinha 21 setembro, 2012 at 13:07

    […] Navegação de Posts ← Anterior […]

    Reply

Leave a Comment

*