Bolinho de bacalhau pra quem não gosta de batata

Print Friendly, PDF & Email

Poucas coisas combinam tão bem quanto bolinho de bacalhau e cerveja gelada. O difícil é encontrar um bolinho que não fique aquém das expectativas – que, para quem não come os tradicionais petiscos de carne e frango, são sempre altas. Já comi bolinhos de bacalhau em vários botecos por aí. Por regra, quando eles não têm batata demais, são muito gordurosos.

Mesmo em casa não havia jeito de fazer a mistura funcionar. Fui salva pelo programa da Carla Pernambuco. Ela ensinou o que afirmava ser uma legítima receita portuguesa. Preparei os bolinhos no mesmo dia, usando quantidades diferentes e acrescentando amido de milho. Foi um sucesso!

Como contei no post de ontem, domingo preparei bolinhos de bacalhau e siri para o pessoal comer enquanto esperava a feijoada. A receita da Carla Pernambuco manda acrescentar mandioca na tradicional mistura de batata e bacalhau. Como o nosso amigo Guilherme não come batata, aproveitei a dica para fazer os bolinhos de bacalhau apenas com mandioca. Ficaram ótimos!

bolinho de bacalhau

Você vai precisar:

400 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

1 mandioca cozida (200 g)

2 dentes de alho picado

1 pedacinho de alho-poró picado

1 colher (sopa)  de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de amido de milho

30 ml de leite

1/2 colher de chá de manteiga

azeite de oliva

Como fazer:

Cozinhe a mandioca até que ela fique bem macia. Amasse-a com um garfo e acrescente a manteiga e o leite, misturando bem até formar um purê. Numa frigideira grande, frite os alhos. Acrescente o bacalhau e o purê. Mexa bem. Em seguida, coloque a farinha e o amido de milho. Mexa por mais três minutos e está pronto. Deixe esfriar um pouquinho e molde os bolinhos utilizando duas colheres. Caso prefira, você pode moldá-los na mão. Frite em óleo bem quente até dourar.

4 Comments

  • Carine 19 junho, 2012 at 15:02

    Hummmm!!!! Ja tive a feliz oportunidade de saborear esss bolinhos e posso dizer que são DEMAIS!!!!!!!
    Beijos

    Reply
  • Feijoada completa | Camila na Cozinha 29 junho, 2012 at 17:41

    […] Navegação de Posts ← Anterior Próximo → […]

    Reply
  • Comida mineira | Camila na Cozinha 6 setembro, 2012 at 22:54

    […] fomos almoçar na casa dos pais do nosso amigo Guilherme, aquele que não come batata. Dona Sônia, a mãe dele, mineira de Carmo do Paranaíba, preparou um banquete maravilhoso. Munida […]

    Reply
  • Comida mineira - camila na cozinha 5 maio, 2018 at 10:26

    […] fomos almoçar na casa dos pais do nosso amigo Guilherme, aquele que não come batata. Dona Sônia, a mãe dele, mineira de Carmo do Paranaíba, preparou um banquete maravilhoso. Munida […]

    Reply

Leave a Comment

*