bolo-de-chocolate-sem-lactose

Bolo de chocolate para Sophia

Print Friendly, PDF & Email

No último post, a Alice deixou um recadinho perguntando se eu tinha alguma receita de bolo de fubá que não levasse derivados de leite, para ela preparar para Sophia, sua filhinha.

Para fazer o bolo de fubá sem lactose, não é necessário uma receita especial. Basta usar a do dia 1º de junho, substituindo o leite condensado por meia xícara de açúcar e acrescentando mais 150 ml de leite de coco.

Ainda pensando na Sophia, resolvi dar uma fuçada em alguns dos meus livros de cabeceira – que estão sempre no braço do sofá. Um deles é o Petit Larousse do Chocolate – Le Cordon Bleu, livro indispensável para quem gosta de chocolate. Além de lindo, as receitas sempre funcionam.

Esse livro tem a receita do bolo de chocolate perfeito. É um pão de ló genovês, que pode tanto ser comido puro quanto recheado. Como o bolo levava manteiga, resolvi fazer um teste, substituindo-a por óleo. Ficou ótimo!

bolo-de-chocolate-sem-lactose

Você vai precisar:

4 ovos

4 colheres de óleo

125 g de açúcar

90 g de farinha de trigo

30 g de cacau em pó

Como fazer:

Numa tigela, coloque os ovos e o açúcar. Cozinhe em banho-maria por 8 minutos, batendo bem até que a mistura fique com uma espuma branca na superfície. É importante não deixar a tigela encostar na água. Em seguida, coloque essa mistura na batedeira e bata até esfriar.

Aos poucos, adicione a farinha de trigo e o cacau. Por último, coloque as colheres de óleo. Despeje na forma, previamente untada com óleo e polvilhada com cacau, e leve ao forno por 25 minutos. Essa receita é para forma pequena.

5 Comments

Leave a Comment

*