Bolo de especiarias

Bolo de especiarias com cobertura cremosa de cream cheese

Print Friendly, PDF & Email

Bolo de especiarias perfeito! Acordei querendo preparar um bolo que além de gostoso, fosse cheiroso e com uma cobertura cremosa. Olhei vários livros, até pensei em usar frutas, chocolate, mas o que eu queria mesmo era o gosto da canela misturada com cravo, noz-moscada, gengibre e cardamomo.

Enquanto idealizava o bolo na minha cabeça, lembrei da cobertura de cream cheese do bolo Red Vevelt. Na hora do almoço, fui buscar minha afilhada na escola —  ela passaria à tarde comigo.  No caminho contei para a Celina que estava querendo preparar um bolo de especiarias para nosso café da tarde. Na hora ela disse: —  dinda faz aquela cobertura que eu adoro! Bingo! Ela estava falando da mesma que eu já tinha pensado. Passamos no supermercado e compramos o que estava faltando.

Logo depois do almoço preparei a receita base, a mesma do bolo de capim-santo, e acrescentei as especiarias. Enquanto o bolo assava, fiz a cobertura. Bolinho pronto, deixei esfriar um pouquinho e cobri com uma camada generosa de cream cheese frosting. Ficou perfeito!

 

bolo de especiarias com cream cheese

 

Você vai precisar:

100 g de manteiga

1 xícara de açúcar mascavo

3 ovos

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de leite integral

1 colher de chá de mel

1 colher de chá de fermento químico

1 colher de chá de canela

1/4 de colher de cada especiaria: cravo, gengibre e cardamono em pó

Noz-moscada ralada

Como fazer:

Unte com manteiga uma forma pequena e polvilhe farinha. Usei uma de 22 x 10cm.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter uma massa fofa. Adicione os ovos um a um e bata a cada adição. Em seguida, com a batedeira desligada, coloque a farinha, o fermento, o mel, o leite e as especiarias.

Ligue novamente a batedeira e bata até obter uma massa homogênea (é rápido). Coloque a massa na forma e asse em forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos.

Cobertura:

Em um bowl, coloque 300 g de cream cheese, 50 g de manteiga em temperatura ambiente, 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro e 1/4 dw colher de chá de essência de baunilha. Misture bem até obter um creme homogêneo. Coloque em cima do bolo e rale um pouquinho de noz-moscada por cima.

No Comments

Leave a Comment

*