Bolo marmore

Bolo mármore

Print Friendly, PDF & Email

Hoje tem bolo mármore aqui em casa para homenagear uma tia muito querida. Tia Marizia, tia-avó do Daniel, era famosa pelos bolos e doces que preparava. Quando eu a conheci, ela não preparava mais bolos, e sempre reclamei disso pra ela. Desde que comecei a namorar o Daniel, escuto muitas histórias e vejo fotos das deliciosas festas que ela preparava para os sobrinhos. Para compensar a falta de bolo, ela me presenteou com todos os seus cadernos de receitas. Uma relíquia, todos escritos à mão e com várias colagens de rótulos com receitas.

Bolo-marmore

Ninguém passava pela casa dela sem tomar uma xícara de café. Com as duas térmicas sempre cheias, o café coado no pano tinha um jeitinho especial que só ela sabia fazer. Era uma delícia!

Tive o prazer de morar com ela durante um tempo. Assim que eu e o Daniel mudamos, deixamos o Fausto, nosso rottweiler, para ela cuidar. Ela foi uma grande companheira dele. Um dia ela me contou que o Fausto estava enjoado de comer damasco e uva.  Tudo o que ela comia, repartia com ele. E mesmo com a gente implorando para ela não dar comida, apenas ração, ela guardava para dar escondido.

Tia Marizia morreu no final do ano passado. E hoje estaria completando 80 anos. Para comemorar esse dia, fiz um bolo mármore na forma que ela me deu, receita tirada de um dos seus cadernos.

 Bolo-marmore

Você vai precisar:

200 g de farinha de trigo peneirada

100 g de amido de milho peneirado

250 g de açúcar

125 g manteiga

3 ovos

65 g de cacau

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

raspas de um limão

Como fazer:

Bolo-de-marmore-receitaNa batedeira, coloque a manteiga e bata até ficar cremosa.   Em seguida, coloque 200 gramas de açúcar e bata até misturar. Acrescente os ovos, um a um, e bata a cada adição. Com a batedeira desligada, coloque as raspas de limão, a farinha, o amido de milho, o fermento e o leite.

Mexa bem com uma espátula. Volte para a batedeira até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes. Junta-se a uma das partes o cacau e 50 g de açúcar. Misture bem até obter uma massa escura e homogênea.

Coloque uma parte da massa clara em uma forma untada e enfarinhada. Em seguida, coloque a massa de chocolate e por último, cubra com o restante da massa clara. Leve ao forno preaquecido a 185 graus, por 60 minutos.

4 Comments

  • Carine 9 maio, 2014 at 14:33

    Ca me emocionei!!!! Linda homenagem!!! Tenho certeza que onde ela estiver,esta sorrindo com essa homenagem linda!! Senti o cheirinho do cafe! Hummmmmm! Bjs

    Reply
  • Camila na cozinha 9 maio, 2014 at 14:41

    Oi, Cá!! Obrigada!! Só de falar também consigo sentir o cheiro do café. 🙂

    Reply
  • Amendoim doce para rechear ovinhos de páscoa! 8 abril, 2018 at 10:30

    […] e com isso acabava usando muitos ovos. Na família do Dani, quem preparava essas casquinhas era a tia Marizia. Eles contam que ela fazia mais de 500 ovinhos, todos decorados por ela, e escondia pelo quintal. […]

    Reply
  • Fofinho e diferente Bolo-Mármore com Maracujá - Dicas Da vovo 12 outubro, 2019 at 15:35

    […] Imagem: Camila cozinha […]

    Reply

Leave a Comment

*