cheesecake com calda de morango

Cheesecake com calda de morango

Print Friendly, PDF & Email

Sempre que vou ao Rio, ligo para a Elisa. Amigona da época de faculdade, ela é do tipo que está sempre pronta pra tudo. Acho o máximo! Em junho deste ano, nos encontramos em Copacabana para comer uma feijoada.  Muitos chopes depois, pratos batidos, resolvemos procurar algum lugar para comer um doce e tirar a moleza do corpo.  Entre confeitarias chiques e botecos de esquina, decidimos por uma padaria grande na Nossa Senhora de Copacabana. Elisa foi bem empolgada no único pedaço de cheesecake da vitrine. Já na primeira garfada, no entanto, ela desistiu. A torta parecia estar na vitrine há dias.  Decepcionada, trocou o seu cheesecake por uma torta alemã.

cheesecake com calda de morango

Pra ver se a Elisa aparece aqui em Brasília, resolvi preparar um cheescake. O que mais me deu trabalho foi encontrar os morangos. Nos supermercados, estavam todos feios e caros.  Em minha última visita ao Sebinho, dei sorte de encontrar um vendedor de morangos ali perto.

Por apenas R$ 10, comprei uma caixa com quatro bandejas. Os morangos estavam lindos, não desperdicei nenhum. Resolvida a calda, fui atrás de uma boa receita de cheescake, mas não encontrei nenhuma que me convencesse. Resolvi, então, fazer uma mistura de várias, usando os ingredientes conforme as quantidades que eu tinha em casa. E não é que deu certo?

Preparei o cheesecake no sábado à noite para não cair na tentação de cortá-lo antes da hora. Coloquei na geladeira e fui dormir. Domingo de manhã, lá estava ele: pronto para ser servido. Além de lindo, ficou uma delícia. Só falta a Elisa experimentar.

geleia de morango

Você vai precisar:

Massa:

200 g bolacha maisena

50 g açúcar

80 g de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:

750 g de cream cheese

160 g de açúcar

3 ovos inteiros

1 gema

125 ml de creme azedo

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Calda de morango

680 g de morangos

70 g de açúcar

Como fazer:

Massa: Triture as bolachas com a manteiga num processador ou liquidificador. Acrescente o açúcar e misture bem, até ficar uma massa homogênea. Com ela, cubra uma forma de 22 cm com fundo removível. Leve para geladeira até preparar o recheio.

Creme azedo: Misture 125 ml de creme de leite fresco a 2 colheres de sobremesa de suco de limão. Deixe descansando por 10 minutos.

Recheio: Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata por quatro minutos. O resultado deve ser um creme liso e não muito firme.  Retire a forma da geladeira e coloque o recheio. Leve ao forno preaquecido e asse por 1 hora em temperatura de 150°. O tempo de assar vai depender do forno.

A hora certa de desligar é quando você coloca a mão em cima da massa e sente que ela está firme na parte de cima, mas molinha por dentro. Tire do forno e passe uma faca para desgrudar a massa da forma ainda quente. Deixe esfriar e leve para a geladeira de um dia para o outro. Sirva com a calda de sua preferência.

Calda de morango: Numa panela, coloque todos os morangos limpos e picados. Acrescente o açúcar e deixe cozinhar. Quando começar a levantar fervura, baixe o fogo. Com uma escumadeira, retire um pouco da espuma que ficará na superfície. Cozinhe por 30 minutos, mexendo bem para não queimar.

Deixe esfriar e guarde na geladeira. Com 680 g de morango dá para cobrir o cheesecake e ainda sobra um pouco. Uma boa forma de aproveitar o restante da calda é aquecê-la e jogá-la por cima de algumas bolas de sorvete de creme.


5 Comments

  • Carine 11 junho, 2012 at 8:33

    Nossa que lindo!!!!!! Deve estar uma delicia!!!!!!
    Beijos

    Reply
  • Elisa Perfeito 11 junho, 2012 at 9:08

    Ô minha amiga, que honra ser lembrada juntamente com a sobremesa que mais amo! Ontem estive louca de vontade de comer um cheesecake, mas não encontrei pela redondeza! Então…congela uma fatia que eu to chegaaaaaando! Beijo bem grande e sucesso sempre =)

    Reply
    • camilanacozinha 11 junho, 2012 at 13:34

      Que bom que você gostou!! Não vou congelar, vou preparar um novinho pra quando você aparecer!! huhuhu Bjão

      Reply
  • Cheesecake de jabuticaba 24 abril, 2018 at 19:54

    […] aproveitar a geleia de jabuticaba, preparei uma cheesecake. Aqui em casa eu e o Daniel adoramos essa sobremesa e dessa vez eu a preparei com um desafio: fazer […]

    Reply

Leave a Comment

*