comida vegetariana

Comida vegetariana

Print Friendly, PDF & Email

Comida vegetariana! Adoro pratos e bebidas preparadas com soja. Tentei algumas vezes preparar essa proteína em casa, mas sempre ficava como se eu estivesse comendo uma esponja molhada e sem gosto. Na semana passada comprei o livro Sabor e Saúde – As melhores receitas vegetarianas do Templo Zu Lai.

O livro é ótimo pra quem gosta de comidas naturais. Foi neste livro que aprendi a hidratar a proteína com shoyu. Após essa hidratação, você prepara a receita que quiser. Fiz um ensopadinho de soja com abóbora e cenoura. Ficou divino! O prato ficou muito saboroso! Para acompanhar o meu ensopadinho, preparei uma quinoa em grãos.

Você vai precisar:

Soja:

1 xícara de proteína de soja em pedaços

1 xícara de água morna

½ xícara de shoyu

1 cebola

2 dentes de alho

2 tomates italianos

1 cenoura picada

80 g de abóbora cabotiá picada

sal

pimenta do reino

Quinoa:

½ xícara de quinoa em grãos

1 xícara de água

1 colher de sopa de azeite

sal

Como fazer:

Em uma tigela, coloque a proteína de soja, a água morna e o shoyu. Deixe hidratar por 20 minutos. Em uma panela, refogue a cebola, o alho e os tomates. Em seguida, escorra a soja em uma peneira até sair todo o líquido. Transfira a soja para o refogado e acrescente a cenoura e a abóbora cabotiá. Tempere com sal e pimenta. Vá colocando água quente aos poucos até a cenoura e a abóbora ficarem macias e o molho reduzir.

Em uma panela coloque o azeite, a quinoa e a água. Tempere com sal. Deixe cozinhando até secar a água. A quinoa precisar ficar macia, se necessário, acrescente mais água.

3 Comments

  • Martina 4 abril, 2013 at 18:05

    Olá!
    Meus pais se tornaram vegetarianos em 1988, então nós já testamos todas as maneiras possíveis de preparar soja. Meu conselho é: não hidrate previamente, e sim prepare direto no molho. É muito mais fácil e muito mais gostoso, basta fazer um bom molho (talvez um tiquinho mais aguado, dependendo da receita) e acrescentar o proteinato. Ele vai absorver todo o tempero junto com a água. Serve pra qualquer tipo de molho.

    Reply
    • camilanacozinha 5 abril, 2013 at 0:53

      Oi, Martina! Tudo bem?
      Adorei a dica. Com certeza irei fazer.
      Obrigada!!
      Beijo

      Reply
  • Que 4 maio, 2014 at 22:33

    yo te recomendareda que la hagas con trigo en vez de con hrniaa, que es con lo que se suelen hacer las salsas de soja japonesas (y en el caso de usar hrniaa, fasala integral que va a ser me1s parecido al trigo). tambie9n puede ser buena idea tostar el trigo (tambie9n lo he visto hacer en algfan proceso), que tendre1 como consecuencia una salsa me1s arome1tica y me1s compleja. en todo caso yo he usado una hrniaa blanca normal y ha salido bien. en cuanto a la sal, la que use9 yo era sal marina sin ningfan componente af1adido (por eso en muchas recetas te recomiendan usar sal kosher). he leeddo en muchos sitios que el agente que evita la humedad en la sal interfiere con el proceso de fermentado.muchas suerte!

    Reply

Leave a Comment

*