cuca de uva

Cuca da Lore

Print Friendly, PDF & Email

Na semana passada, o Daniel pediu para eu preparar uma cuca de uva. Aos amigos de Brasília, aviso que cuca é um tipo de bolo muito comum no sul. A minha mãe sempre preparava cuca rápida, sem recheio, só com a farofinha. Era o acompanhamento perfeito para o churrasco de domingo – sim, no Rio Grande do Sul servimos churrasco com maionese e cuca. Mas esse bolinho com farofinha em cima também é perfeito para se comer uma chimia e um cafezinho.

No domingo, fiz uma cuca perfeita! Enquanto eu preparava a massa, lembrei da cuca de uva da tia Maria, de Ijuí, doceira de mão cheia. Adoro essa memória de infância, só de pensar na querida tia Maria eu já sinto o cheiro dos bolos e do café da casa dela. Um dia eu ainda compartilho uma receita dela por aqui.

cuca-rapida-com-uva

Você vai precisar:

4 ovos

2 xícaras de açúcar

100 g de manteiga

1 xícara de leite

3 xícaras de farinha

1 pitada de sal

1 colher de sopa rasa de fermento químico

noz-moscada

raspas de limão a gosto

300 g de uva niágara passada no açúcar

Farofa:

60 g de manteiga

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de farinha

Como fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar, a manteiga e bata até obter uma massa clara e fofa. Desligue a batedeira e coloque a farinha de trigo peneirada, o sal e o leite. Misture a massa com uma espátula e volte a batê-la na batedeira até que ela fique homogênea.

Junte a clara em neve à massa e, com a espátula, misture-a delicadamente, mexendo de baixo para cima. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada e o fermento. Coloque as uvas e cubra a massa com a farofa. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 50 minutos.

Farofa: Com a ponta dos dedos misture a manteiga, a farinha e o açúcar até obter uma farofa.

1 Comment

  • camilanacozinha 25 abril, 2013 at 13:32

    Oi, Viviane.
    É fermento royal sim. Faz passo a passo que não tem erro.
    Depois me conta como ficou.
    Boa sorte!

    Beijo

    Reply

Leave a Comment

*