cueca virada

Cueca virada ou orelha de gato

Print Friendly, PDF & Email

No sul, esse biscoitinho é muito conhecido e apreciado.  Desde pequena, sempre chamei aquela massinha frita polvilhada com açúcar e canela de cueca virada. Quando cheguei em Floripa, descobri que lá ela era chamada de cueca viradaorelha de gato. Aqui em Brasília não se encontra nem o biscoito, quanto mais um nome.

Seja lá como for chamado, o certo é que esse biscoitinho é sempre a companhia perfeita para um cafezinho preto.

Em casa, minha mãe nunca deixou faltar cueca virada.  Ontem, liguei pra dona Lore para pedir a receita. Ela me disse os ingredientes, mas avisou: “Coloca tudo de olho que eu não tenho ideia das quantidades”.

Assim não tinha como fazer. Pedi para ela fazer uma forcinha. Dona Lore pensou, pensou e finalmente conseguiu colocar no papel aquela receita que havia preparado por toda a vida. As cuecas viradas ficaram perfeitas! Comi enquanto elas ainda estavam quentinhas.

Você vai precisar:

4 ovos

200 g de açúcar

4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 colher de chá de fermento químico

1 pitada de sal

250 ml de leite

noz-moscada ralada

raspas de limão (opcional)

farinha de trigo

3 colheres de maizena + um pouquinho de farinha para polvilhar

açúcar e canela em pó para finalizar

Como fazer:

Numa tigela, coloque os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga. Bata até misturar bem. Acrescente o leite, o fermento, a noz-moscada ralada e as raspas de limão. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea que desgrude da mão (eu usei quase um quilo).

Deixe a massa descansar por uns 20 minutos. Em seguida, estique a massa num cilindro ou com um rolo, sempre polvilhando um pouco da mistura de  maizena com farinha para não grudar. O amido de milho ajuda a deixar a massa bem sequinha depois de frita. Corte a massa em retângulos e faça um pequeno corte no meio de cada pedaço. Em seguida, pegue uma das pontas, passe por dentro do buraquinho e estique. Frite em óleo quente. Para finalizar, passe num mix de açúcar e canela.

A massa pode ser guardada na geladeira por até uma semana.

 

34 Comments

Leave a Comment

*