escondidinho de carne de sol

Escondidinho

Print Friendly, PDF & Email

Semana passada, convidamos alguns amigos para um escondidinho aqui em casa. A facilidade com que se encontra mandioca e carne de sol em Brasília fazia do escondidinho a escolha perfeita para a nossa jantinha resolvida de última hora.

Sem pressa, já no finalzinho da tarde, fomos ao supermercado comprar os ingredientes. E não é que não havia jeito de encontrar a carne de sol? No primeiro dos hipermercados aqui da Asa Norte, ela estava um pouco feia; no segundo, esverdeada; no terceiro, perfeita.  Passava das 20h quando comecei a preparar o jantar.

Mandioca no fogo, peço ao Daniel que me passe a carne. Mas cadê a carne? Foi preciso revirar algumas sacolas para concluirmos que ela realmente havia ficado no supermercado. Enquanto procurava o telefone do Walmart, reparei que a mandioca tinha parado de ferver.

Era o gás. Ainda não eram 21h e já não havia nenhum tele-gás disponível para nos socorrer. Desisti. Depois de resgatada a nossa sacolinha, guardei a carne para fazer outro dia. Sem gás em casa, o jeito foi fazer um churrasquinho no grill elétrico. Ficou muito bom, além de divertido. O escondidinho ficou para sexta-feira. Ingredientes em mãos, gás novinho, só alegria.

Além do escondidinho de carne de sol, preparei um de abobrinha italiana. Servi em porções individuais. Ficaram lindos e gostosos.

Você vai precisar:

1 kg de mandioca

1 kg de carne de sol

1 cebola

1 dente de alho

1 caldo de carne

1 colher de sopa de manteiga

250 g de queijo mussarela

200 g de creme de leite

queijo parmesão

azeite de oliva

sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Cozinhe a mandioca até que ela fique bem macia. Com a mandioca ainda quente, tire-a da panela e amasse-a com um garfo. Numa panela com um pouco de azeite de oliva, coloque a mandioca amassada e acrescente a manteiga, o creme de leite e o sal. Mexa bem até obter uma massa homogênea.

É importante deixar a massa bem suave de sal e caprichar no tempero da carne. Numa frigideira, frite a carne com um tablete de caldo. Em seguida, coloque a cebola e o alho picados. Deixe fritar bem e tempere com pimenta do reino moída na hora.

Montagem: Coloque um fio de azeite no fundo do prato. Em seguida, coloque uma camada da massa de mandioca. Por cima dela, coloque queijo mussarela ralado. Acrescente uma boa quantidade de carne e cubra com outra camada da massa de mandioca. Para finalizar, polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.

1 Comment

Leave a Comment

*