focaccia

Focaccia

Print Friendly, PDF & Email

Semana de estreia e de muita correria. Amanhã, dia 2 de agosto, estreia a peça Godô Chegô, na qual estou fazendo a produção. Semana que antecede a estreia de qualquer evento, é correria dia e noite. Mesmo nesta loucura toda, ontem no final do dia fui para a cozinha colocar a mão na massa. Preparei um focaccia com alecrim e sal grosso. Receita fácil, barata e muito gostosa. Depois de pronta, reguei com um azeite aromatizado de alecrim com alho. Para completar está delícia comi com geleia de pimenta.

receita-focaccia

receita-de-focaccia

Você vai precisar:

200 g de farinha de trigo

150 ml de água morna

3 colheres de azeite de oliva

1 colher de chá de fermento biológico seco

1 colher de chá de sal

azeite de oliva para untar e regar

alecrim

sal grosso

Como fazer:

receita-focaccia-Em uma tigela, coloque o fermento, a água morna e o azeite.  Com uma colher, misture bem. Em seguida, acrescente o sal e a farinha. Misture delicadamente com as mãos. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Trabalhe a massa até que ela desgrude das mãos, se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha.

Importante: A massa desgruda das mãos, mas fica bem mole. Coloque a massa para crescer dentro de uma tigela untada com azeite. Deixe crescer por uma hora ou até dobrar de volume. Transfira delicadamente a massa para uma forma untada com azeite. Com a ponta dos dedos abra a massa até obter o  formato desejado. Coloque folhas de alecrim e sal grosso por cima. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos. Importante untar os ramos de alecrim para não queimá-los.

 

5 Comments

  • Ana Paula Jerônimo 1 agosto, 2013 at 12:34

    Oiiii Camila, td bem???

    Menina, focaccia é muito bom né?! Acredita que eu só fiz duas vezes, e que foram somente na faculdade?? A sua me inspirou, quem sabe não crio coragem.

    Bjuuuu!!

    Reply
  • Francine Reis Vieira 1 agosto, 2013 at 16:48

    Amei a receita… eu aprendi tbém na faculdade de gastronomia e sempre faço para meus amigos quando vem até a minha casa… Só preciso da receita da geleia de pimenta, pois deu água na boca mesmo… Aguardo a receita por email se possível: francinereis_587@hotmail.com
    Sou Chefe de Cozinha e Nutricionista da rede Galeto’s de Ribeirão Preto e amo cozinhar…

    Reply
    • camilanacozinha 7 agosto, 2013 at 20:21

      Oi, Francine! Tudo bem?
      Vou te decepcionar agora, mas a geleia de pimenta eu comprei pronta. 🙂
      Essa geleia é orgânica, uma delícia!
      Ah, eu adoro o Galeto’s!

      beijos

      Reply
  • Make and Naiils 9 fevereiro, 2015 at 21:42

    Oi tudo bem? Adorei a receita e quero muito faze-la! Posso usar fermento quimico e colocar direto no fogo? Obrigada! Beijos!

    Reply
    • camilanacozinha 18 fevereiro, 2015 at 7:15

      Olá!
      Pode sim. A textura e o sabor ficarão diferentes dessa receita que eu passei, ficará mais como um bolo do que um pão.

      Abraço

      Reply

Leave a Comment

*