Galeto com ervas e polenta frita

Print Friendly, PDF & Email

Demorou mas está aí a receita do galeto com ervas. Há duas semanas preparamos galeto assado, polenta frita e maionese de batata. Um típico almoço de domingo. O tempero desse galeto é bem simples e fica uma delícia. Usamos uma boa quantidade de vinagre, azeite e algumas ervas. Preparei o tempero do galeto e a polenta na noite anterior. No outro dia, ao meio dia, foi só amarrar um barbante nas coxinhas do galeto, levá-lo à churrasqueira e fritar a polenta. Regar o galeto com o restante do tempero faz toda a diferença. Regamos o nosso de dez em dez minutos.

Acrescentei no tempero três colheres de sopa da conserva da azeitona, dica que li na revista casa e comida.

galeto-polenta

Você vai precisar:

1 galeto (800g)

2 ½ xícaras de vinagre de maçã

1 xícara de azeite de oliva

1 xícara de salsinha picada

5 dentes de alho picados

2 folhas de sálvia picada

2 ramos de alecrim

2 colheres de sopa de chimichurri

3 colheres de sopa da  conserva de azeitona

tomilho

sal

Para polenta:

1 litro de caldo de legumes

1 xícara de farinha de fubá pré-cozido

1 colher de sopa de manteiga

sal

Como fazer:

Coloque o galeto dentro de uma tigela grande. Tempere com o vinagre, o azeite, a salsinha, o alho, a sálvia, o alecrim, o chimichurri, a conserva de azeitona, o tomilho e o sal. Deixe marinando de um dia para o outro. Retire o galeto do tempero e, com um barbante, amarre as coxas. Reserve o que sobrou do tempero. Leve para assar por mais ou menos 40 minutos na churrasqueira. Use o tempero que sobrou para regar o galeto a cada dez minutos.

Polenta: Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes para ferver. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos e mexa bem com um fouet.   Baixe o fogo e cozinhe por 12 minutos, sempre mexendo para não embolar e nem grudar no fundo da panela. Retire a polenta ainda quente e transfira para uma forma. Leve à geladeira por no mínimo oito horas. Retire da geladeira, corte no formato desejado e frite em óleo bem quente.

2 Comments

  • Rafael 6 julho, 2016 at 10:17

    Que galetinho bonito, quem me dera fazer um assim. Adorei a receita. abs.

    Reply
    • camilacbastos 6 julho, 2016 at 18:27

      Obrigada, Rafael. Faz que dá certo!!
      Abraço

      Reply

Leave a Comment

*