legumes, arroz e lentilha

Legumes salteados no azeite

Print Friendly, PDF & Email

Preparar e servir uma comida com cuidado e carinho faz até o simples ficar especial. Sempre que eu posso, capricho na apresentação dos pratos aqui em casa. Não uso vários copos, taças ou diferentes talheres. Uma folhinha de salsa, um pratinho diferente, uma toalha bonitinha ou uma flor na mesa pra mim já faz toda a diferença.

No almoço de hoje preparei arroz, lentilha e legumes salteados no azeite.  Cozinhei a lentilha com folhas de louro e temperei apenas com cebola, alho e sal.

Fica ótimo acrescentar costelinha de porco, bacon ou linguiça calabresa. Como o almoço era só pra mim, não usei nenhum tipo de carne. Fiz os legumes no azeite de oliva, sal, pimenta e tomilho. A quantidade de cada legume não é exata, eu usei um pouquinho de cada.

Tomilho fresco é a minha erva favorita. Ele é ótimo para temperar molho de tomate, ensopadinho de carne, frango e carne de porco. Aromatizar azeite ou temperar manteiga com tomilho fica excelente!

Legumes-salteados.

Você vai precisar:

½ cenoura

½ batata doce

½ cebola

2 fatias de abobrinha italiana

2 dentes de alho

pimentão vermelho

pimentão amarelo

ervilha congelada

alho-poró

pimenta do reino moída na hora

azeite de oliva

sal

Como fazer:

Corte a cebola, o alho, a batata doce, a cenoura, a abobrinha e os pimentões em cubos Legume-salteadopequenos. Corte o alho-poró em rodelas finas. Cozinhe a cenoura e a batata doce até ficar al dente. Em uma frigideira grande, coloque uma boa quantidade de azeite de oliva.

Acrescente todos os legumes picados, a ervilha e tempere com sal, pimenta e tomilho. Deixe cozinhar em fogo médio por mais ou menos quatro minutos. Mexa delicadamente.

1 Comment

Leave a Comment

*