macarrão com molho de camarão

Macarrão com molho de camarão

Print Friendly, PDF & Email

A simples mistura de farinha com ovo se transforma em um dos meus pratos favoritos: macarrão. Essa alquimia que a culinária proporciona me interessa e me fascina cada dia mais.  Ontem foi dia de estrear a minha máquina de macarrão.  Esse cilindro de inox é um excelente investimento. Ele é pequeno, tem três tipos de rolo, é lindo e deixa a massa perfeita!

No almoço, preparei um macarrão bem fininho com um maravilhoso molho de camarão.

macarrao-caseiro

Você vai precisar:

Para o macarrão: 

150 g de farinha de trigo

50 g de semolina de trigo duro mais um pouco para polvilhar

2 ovos em temperatura ambiente

Molho:

300 g de camarão limpo

1 colher de sobremesa de manteiga sem sal

1 cebola grande picada

1 lata de tomate pelado

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de vinagre balsâmico

1 colher de chá de mel

manjericão

sal

pimenta do reino moída na hora

Como fazer:

Massa: Em uma panela grande, coloque 1 ½ litro de água e um galho de manjericão para ferver. Em uma superfície lisa, coloque as farinhas. Faça um pequeno buraco no centro e adicione os ovos. Vá misturando lentamente os ovos a farinha até obter uma massa homogênea e que desgrude da mão. Em seguida, sove-a por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, abra a massa no cilindro até ficar bem fina. Se necessário, polvilhe semolina para não grudar. Corte as tiras do macarrão – cortei no cilindro também. Quando a água estiver fervendo, coloque um punhado de sal e retire o galho de manjericão. Cozinhe a massa por três minutos.

Molho: Em uma frigideira, coloque a manteiga e um fio de azeite. Quando estiver quente, frite a cebola e o alho. Em seguida, coloque o tomate pelado, o vinagre e o mel. Cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Coloque os camarões e o manjericão. Tempere com sal e pimenta. Para finalizar o molho, coloque uma colher de sopa da água do cozimento do macarrão.

2 Comments

  • gabriel 25 agosto, 2015 at 2:02

    muito bom seu site parabens endico a todos.

    Reply
  • Geleia de jabuticaba 4 abril, 2018 at 16:13

    […] com poucos alimentos comprados prontos. Minha mãe sempre preparou tudo em casa. Era pão, massas, doces, salgadinhos, geleia (que chamamos de chimia) e muito mais. Achava estranho quando as […]

    Reply

Leave a Comment

*