Madeleines

Madeleines

Print Friendly, PDF & Email

Ela então mandou buscar um desses biscoitos curtos e rechonchudos chamados madeleines, que parecem ter sido moldados na valva estriada de uma concha de São Tiago. E logo, maquinalemente, acabrunhado pelo dia tristonho e a perspectiva de um dia seguinte igualmente sombrio, levei à boca uma colherada de chá onde deixaria amolecer um pedaço da madeleine. Em busca do tempo perdido – Marcel Proust.

Madeleines

Bolinho francês proveniente da cidade de Commercy, as madeleines são perfeitas para serem degustadas com uma xícara de chá. As originais são feitas de gemas batidas com açúcar, raspas de limão, farinha de trigo, manteiga noisette e claras batidas em neve.

As minhas eu preparei com os ovos inteiros, não separei as claras das gemas. Ficaram ótimas! Elas são assadas em forminhas em forma de conchas, e uma das características desse bolinho são as famosas barriguinhas que se formam durante o cozimento.

A receita rendeu 22 bolinhos.

Madeleines

Ingredientes:

Manteiga noisette – coloque a manteiga sem sal em pedaços em uma panela de fundo grosso. Leve para derreter em fogo baixo até que ela comece a borbulhar. Nesse ponto, você pode começar a mexer. Quando ela ficar com umas bolhas grandes e com a cor marrom clara, está pronta. Cuidado para não queimar demais. O aroma dessa manteiga é amendoado, uma delícia!

Massa

125 g de manteiga noisette
125 g de açúcar refinado
125 g de farinha de trigo
2 ovos
¼ de colher de chá de fermento químico
1 pitadinha de sal
Raspas de limão
Usei raspas de baunilha do cerrado (opcional)

Como fazer:
Bata os ovos e o açúcar. Eu bati com o fouet do mixer, mas pode ser na batedeira ou com fouet na mão. Em seguida, acrescente a pitada de sal, as raspas de limão e a baunilha. Coloque a farinha peneirada e o fermento. Misture com uma espátula. Por último, adicione a manteiga noisette e misture até obter uma massa homogênea.

Em seguida, coloque em um saco de confeiteiro e leve para descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Depois do descanso, coloque um pouquinho de massa nas forminhas untadas e enfarinhas. É pouco mesmo, no máximo até a metade para não transbordar.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 15 minutos. Essa massa (crua)pode ser guardada refrigerada por até 5 dias.

No Comments

Leave a Comment

*