mae benta

Mãe Benta – bolinho de farinha de arroz com coco

Print Friendly, PDF & Email

Há um tempo, olhando o livro Cora Coralina – doceira e poeta, me interessei por um bolinho lindo, muito apetitoso aos olhos, chamado Mãe Benta. Até então não o conhecia. No mesmo dia, fui para cozinha e fiz a receita. Foi amor à primeira mordida. Que bolo delicioso!

Passados alguns meses, descobri a mesma receita no livro Pois sou um bom cozinheiro – receitas, histórias e sabores da vida de Vinicius de Moraes. Assim como no livro da Cora, o do Poetinha também conta brevemente a origem da receita.

Considerado patrimônio da doçaria carioca, o bolinho feito de farinha de arroz, era especialidade de Dona  Benta Maria da Conceição Torres, mãe do cônego Geraldo Leite Bastos. Conta a história que ninguém conseguia fazer tão bem quanto ela, nem mesmo as religiosas do Convento da Ajuda (primeiro mosteiro carioca para mulheres), que eram consideradas grandes confeiteiras. 

Eu fico aqui pensando: se o meu preparo já ficou delicioso, imagina como não era o da Dona Benta.

Ingredientes

3 ovos
150 g de farinha de arroz
150 de manteiga derretida e fria
150 g de açúcar
1/2 coco seco ralado ou 80 g de coco ralado + 3 colheres de sopa de leite de coco (adaptei porque não tinha a fruta em casa)

Como fazer:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Misture o leite de coco com o coco ralado. Reserve. Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Em seguida, misture o coco ralado e a farinha de arroz.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Bata só até incorporar. Se preferir, pode misturar com a espátula. Por último, coloque a manteiga. Misture até obter uma massa homogênea. Coloque-a em forminhas individuais e leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até ficar levemente dourado.

No Comments

Leave a Comment

*