arroz com brócolis e lula

Medo de coentro

Print Friendly, PDF & Email

Coentro? Quem gosta? Sábado é dia de feira. Aqui perto de casa temos três delas, uma só com produtos orgânicos. Basta atravessar a rua para encontrar frutas e verduras fresquinhas. E foi o que fiz logo que cheguei a Brasília, no final de 2010. Queria fazer um patê de ervas, por isso fui à uma das feirinhas comprar salsinha, cebolinha, manjericão e ervas de provence.

Chegando em casa, senti um cheiro estranho nos temperos.  Lavei bem todos eles, mas o cheiro continuava. Era a salsinha. Pedi ao Daniel, então, que fosse à verdureira aqui da rua para comprar um ramo novo. E não é que a salsinha nova estava com o mesmo cheiro? Por telefone, minha sogra, Paula, me avisou: era coentro. Até hoje eu não consigo usar e muito menos comer coentro. Acho o cheiro fortíssimo e nem um pouco agradável.

arroz com brócolis e lula

Sempre que voltamos de Floripa, a Paula compra vários frutos do mar, limpa, descasca, divide em porções pequenas e congela. O resultado são duas caixas de isopor lotadas de coisas boas. Ontem, resolvi aproveitar os pacotes de lula que ainda tinha no freezer.

Pela manhã, assisti novamente ao programa do Olivier Anquier em que ele preparava uma lula recheada. Como a minha lula já estava cortada em anéis, decidi usar o tempero da receita dele e preparar a minha lula.  E onde o coentro entra nesta história? Bem, a receita dele levava coentro.

Decidi, então, dar uma nova chance a ele. Comprei um maço bem lindo, estava toda orgulhosa de mim mesma. Mas não foi dessa vez. Não consegui.  Ele tem um cheiro muito forte, ficou na casa toda. A lula estava maravilhosa, não tive coragem de arriscar. Ainda não desisti do coentro, mas ele vai ter que esperar uma nova oportunidade.

Você vai precisar:

400 g de lula limpa, cortada em anéis

2 cebolas roxas

3 dentes de alho

5 galhos de tomilho

1 colher de sobremesa de alecrim

100 g de manteiga

azeite de oliva

sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Num pilão, coloque o alho, o tomilho, o alecrim, o sal, a pimenta e um pouco de azeite. Triture bem todos os temperos. Numa panela wok ou numa frigideira grande, coloque metade da manteiga e um pouquinho de azeite para não queimá-la. Quando estiver bem quente, coloque a cebola e mexa por quatro minutos.

Em seguida, acrescente a mistura de temperos.  Numa outra panela, coloque o restante da manteiga e um pouquinho de azeite novamente. Espere esquentar bem, até que a espuma abaixe. Coloque as lulas e frite por 3 minutos.

É fundamental que elas estejam bem secas antes de irem ao fogo. Retire as lulas com uma escumadeira, escorra bem e coloque-as em cima da cebola temperada.

Com o fogo ligado, misture bem por dois minutos. Para acompanhar, arroz com brócolis.

9 Comments

  • Carine 8 junho, 2012 at 9:09

    Oi Ca!
    Eu tbm não sou nem um pouco fã do coentro! Sou mais da boa e velha salsinha!!!!

    beijos

    Reply
    • camilanacozinha 8 junho, 2012 at 17:00

      Oi, Cá! Eu amo o cheiro e o gosto da salsa, uso em quase tudo. Bjs

      Reply
  • Angela 8 junho, 2012 at 10:43

    Eu tb acho o coentro horrível. Chego a ter ânsia de vômito só com o cheiro… Pior é quando, longe de casa, descobrimos que usam coentro até nos ovos mexidos do café da manhã…uiii…

    Reply
    • camilanacozinha 8 junho, 2012 at 16:59

      Oi, Angela. Também não posso nem com cheiro. Imagina no café da manhã…uiiii Bjs

      Reply
  • Elisa Perfeito 8 junho, 2012 at 15:02

    Miinha amiga, corroboro contigo, acho que o coentro tira o gosto de qualquer comida, ele domina. A culinária do norte e nordeste usa demais…em Manaus tem gente que põe coentro até no arroz! Aí não dá, mas não percamos a fé no coentro, coitado. Ele é mal cheiroso, mas não faz mal a ninguém…rs

    Reply
    • camilanacozinha 8 junho, 2012 at 16:57

      Também acho, Elisa. Vou aos poucos, um dia me acostumo. hehehehe
      Bj

      Reply
  • Na Feira do Guará | Camila na Cozinha 27 junho, 2012 at 6:47

    […] Corrija o sal. Desligue o fogo e coloque a salsinha picada. Se você não é daqueles que têm medo de coentro, pode usá-lo no lugar da […]

    Reply
  • Bobó de camarão | Camila na Cozinha 17 setembro, 2012 at 21:49

    […] ótimo!  Caprichada no dendê, a minha receita é bem simples. De diferente, apenas substituo o coentro por salsinha. Durante a semana postarei as receitas que […]

    Reply
  • Baião de dois e tapioca feitos com produtos da Feira do Guará 28 abril, 2018 at 11:11

    […] Corrija o sal. Desligue o fogo e coloque a salsinha picada. Se você não é daqueles que têm medo de coentro, pode usá-lo no lugar da […]

    Reply

Leave a Comment

*