pão de queijo

Todas as dicas para preparar o melhor o pão de queijo

Print Friendly, PDF & Email

Receita de pão de queijo delicioso, para congelar e assar na hora que você quiser. De origem mineira, o pão de queijo virou um clássico em todo o Brasil. É difícil parar em algum café que não tenha esse pãozinho para vender.

Tem quem goste dele mais sequinho, oco por dentro, mais macio, bem borrachudinho… O meu preferido é aquele com uma casquinha crocante por fora e macio por dentro.

Testei várias receitas, com proporções diferentes de polvilhos e com queijos variados. E hoje, compartilho com vocês a que eu mais gostei. Antes de passar a receita, vou falar um pouquinho da diferença entre o polvilho doce e o azedo e o que isso influencia na hora do preparo.

Ambos vêm da decantação da mandioca. A diferença é que o azedo, além de passar pelos processos de secagem e trituração (igual ao doce), também tem a fase de fermentação. E o que isso interfere na receita? O polvilho azedo, devido a sua capacidade de expansão, confere à massa uma consistência aerada e leve. Já o doce torna a massa mais compacta e macia. Por isso, escolhi usar os dois tipos: para garantir um pão de queijo crocante por fora e macio por dentro.

Agora que você já sabe quais são as características que cada tipo de polvilho proporciona no resultado do pão, fique à vontade para preparar da maneira que você mais gosta.

pao de queijo

Você vai precisar:

Rende 18 pães de 50g cada

Usei xícara medidora padrão

Ingredientes:

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1 xícara de leite

1ovo

100 g de queijo meia cura ralado (pode ser parmesão também)

1/4 de xícara de óleo

1/4 de colher de chá de sal (se o queijo for muito salgado, não precisa colocar)

Como fazer:

Em uma tigela, coloque os polvilhos e reserve. Em uma panela, coloque o leite, o óleo e o sal. Leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, escalde os polvilhos. Misture bem. Acrescente o queijo e o ovo. Trabalhe bem a massa numa bancada até que ela fique lisa e homogênea.

Se precisar colocar mais polvilho, use o doce.  Faça bolinhas e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados. Se preferir, pode congelar os pãezinhos ainda crus.

2 Comments

  • Wagner de Araujo 7 junho, 2018 at 17:39

    Adoro pão de queijo.
    Vou salvar nos favoritos, para fazer neste final de semana.
    Valeu
    Abraços

    Reply
    • camilacbastos 14 junho, 2018 at 12:36

      Que legal! Faz, sim! Essa receita é muito boa!
      Abraço

      Reply

Leave a Comment

*