mini lingua de gato

Minilíngua-de-gato

Print Friendly, PDF & Email

Gatos são famosos na culinária. Aqui no blog já teve orelha de gato e agora minilíngua. Ontem, apesar da correria, dei aquela paradinha e fui para cozinha preparar uns biscoitinhos. Corri no livro Escoffianas brasileiras, do Alex Atala, e preparei a receita de minilíngua-de-gato. Eu nunca tinha comido este biscoitinho, então não sei dizer se a receita deu super certo, mas posso garantir que ficaram ótimos! A receita diz 250 g de cada ingrediente, fiz a metade da receita, e rendeu muito.

mini lingua de gato e cafe

A quantidade de clara usada na receita está em gramas. Usei quatro claras que deu um total de 123 g. Para assá-los usei o silpalt. Tentei usar também uma forma untada, mas os biscoitinhos ficaram grudados. Se você for não tiver o silpat, unte a forma uniformemente e com bastante margarina e farinha por cima para não correr o risco de grudá-los.

mini lingua de gato

Você vai precisar:

125 g de açúcar confeiteiro peneirado

125 g de manteiga pomada

125 g de clara (usei 4 = 123 g)

125 g de farinha de trigo peneirada

Como fazer:

Em uma tigela, coloque a manteiga e o açúcar. Misture bem com um fouet. Adicione as claras e mexa até incorporar. Em seguida, coloque a farinha aos poucos e vá mexendo até obter uma massa homogênea e sem grumos. Deixe descansar na geladeira por 2 horas.

Coloque a massa em um saco de confeitar usando um bico liso. Eu não tinha esse bico e usei o furinho do saco mesmo. Coloque em uma forma coberta com silpat ou bem untada e faça o formato do biscoitinho (tipo um J). Leve ao forno preaquecido a 160 graus por 10 minutos ou até que as bordas estejam douradas.

2 Comments

  • Hosana Senna Ganem 17 abril, 2013 at 14:19

    Obrigada Camila, você é super generosa com as suas dicas que, certamente, fazem toda diferença (para nós amantes da culinária mas longe de sermos Chefs) entre o sucesso e o fracasso no resultado final. Xoxo

    Reply
  • camilanacozinha 18 abril, 2013 at 9:04

    Obrigada, Hosana!
    Fico feliz que você goste das dicas e receitas.

    Um beijo

    Reply

Leave a Comment

*