feira do Guara

Na Feira do Guará

Print Friendly, PDF & Email

A Feira do Guará é um dos lugares mais legais de Brasília. Parada obrigatória para quem vem conhecer a capital, ela fica apenas vinte minutos de metrô da Rodoviária do Plano Piloto. A estrutura metálica que cobre as mais de 500 bancas não foi projetada por Oscar Niemeyer, mas poucos pontos turísticos dizem tanto sobre as pessoas que construíram o Distrito Federal.

De quinta-feira a domingo, das 8h às 18h, a história da capital está exposta no coco verde da Paraíba, nos caranguejos do Maranhão, nos temperos do Pará, nos doces e queijos de Minas, no cheirinho da cozinha goiana. Não tinha como eu não me apaixonar.

No sábado, fomos à feira em busca dos ingredientes para um baião de dois. Logo na entrada, paramos numa banca especializada em feijão e farinha. Feijão de corda escolhido, manteiga de garrafa na mão, aproveitei para comprar um pouco de goma de tapioca do Piauí.

Na banca das baianas, pra completar a sobremesa, compramos coco fresco, ralado na hora. Ainda para o almoço de domingo, escolhemos um bom pedaço de queijo coalho numa banca de produtos de Minas.

baiao-de-dois

Com o baião de dois resolvido, fui me perder entre as bancas de temperos. Numa das minhas favoritas, especializada em produtos do Pará, comprei chimichurri, grãos de mostarda clara e escura, alho e um pouquinho de cardamono.

Simpaticíssima, a dona da banca me deu um descontão no cardamomo, sempre muito caro. Já de saída, tomamos uma água de coco bem gelada e finalizamos o passeio almoçando em um restaurante de comida goiana.

TAPIOCA

Você vai precisar:

Baião de dois:

200 g de feijão de corda

3 folhas de louro

2 xícaras de arroz cozido

180 g de paio picado

200 g de linguiça calabresa defumada em rodelas

250 g de carne seca dessalgada e desfiada

100 g de bacon picado

180 g de queijo coalho

1 cebola picada

2 dentes de alho

manteiga de garrafa

azeite de oliva

sal e salsinha a gosto

Tapioca:

300 g de goma para tapioca

água

leite condensado

coco ralado

Como fazer:

Baião de dois: Cozinhe o feijão com o louro até que ele esteja al dente. Escorra e reserve a água. Cozinhe o arroz com o caldo do feijão. Numa panela, frite a cebola com três colheres de sopa de manteiga de garrafa e um fio de azeite de oliva. Acrescente o bacon, o paio, a calabresa e o alho. Misture bem por seis minutos. Em seguida, coloque o feijão, o arroz, a carne seca e o queijo coalho.

Derrame uma boa quantidade de manteiga de garrafa. Mexa bem até misturar todos os ingredientes. Corrija o sal. Desligue o fogo e coloque a salsinha picada. Se você não é daqueles que têm medo de coentro, pode usá-lo no lugar da salsa.

Tapioca:

Numa tigela, coloque a goma e a cubra de água. Deixe descansar na geladeira por 12 horas. Retire todo o excesso de água. Depois, coloque-a em um pano de prato e escorra bem. Com a goma bem seca, passe-a numa peneira. A goma deve virar uma farinha fininha e leve. Numa frigideira aquecida, cubra o fundo com a farinha. Asse por 1 minuto de cada lado. Recheie com leite condensado e coco ralado a gosto.

7 Comments

  • Carine 27 junho, 2012 at 8:55

    Camila!!!!! Amo essas comidas típicas, tapioca então sou apaixonada, quando fomos ao nordeste em maio comi tapioca todas as noites que ficamos por lá, teve um dia que pensei que nunca mais comeria de tanto que comi rsrsrssrsr, mas adivinha? Sempre que vejo me da agua na boca, e a minha preferida é a de leite condesado!!!!!!
    Vou ficar aqui babando com essas coidinhas maravilhosas!!! Como eu ja disse: tu não é fraca mesmo né rrsrrssrsrsrsrsrsrsrsr
    Beijos

    Reply
    • camilanacozinha 29 junho, 2012 at 10:10

      Quando fiz a tapioca, lembramos de você.
      Vocês precisam nos visitar. No mínimo uma semana para fazer vários pratos.
      Bjs

      Reply
  • Elisa 27 junho, 2012 at 9:08

    Aaah o baião de dois, casamento mais perfeito que já existiu. E tapioca lembra minha infância em Manaus, adoooro! Camila trazendo memórias felizes e água na boca aos amigos =)

    Reply
    • camilanacozinha 29 junho, 2012 at 10:09

      Obrigada, Elisa!!
      Baião é bom né. Amo tapioca!!
      Bj

      Reply
  • camilanacozinha 10 outubro, 2013 at 13:54

    Oi, Zelia. Tudo bem?
    Não lembro o número da banca das baianas. Mas lá na feira todo mundo sabe. É só perguntar que eles indicam.
    Beijo

    Reply
  • Sopa de batata baroa - camila na cozinha 28 abril, 2018 at 12:52

    […] mesmo é comprar na feira do Guará, lá você encontra a granel, muito mais fresquinha e um preço bem melhor. Como a vontade estava […]

    Reply
  • Bolo de açaí - camila na cozinha 30 abril, 2018 at 17:24

    […] troquei o leite pelo açaí. O bolo ficou maravilhoso, bem molhadinho.  Aproveitei a farinha de tapioca para dar um charme à mesa do […]

    Reply

Leave a Comment

*