quibe frito

Noite árabe

Print Friendly, PDF & Email

Noite árabe preparada pela Paula! Na última semana, emprestei a minha pequena cozinha para a Paula, que veio nos visitar para comemorar junto comigo o meu aniversário. Ela veio acompanhada da nossa sobrinha, Valentina, que assumiu os cuidados e cansaços da Dindi. Junto com elas, veio também a tradicional caixa de isopor (que a cada viagem vem crescendo), com camarão, lula, ostras, siri e polvo. Um presente e tanto de aniversário.

tabule

A Paula comandou o fogão desde o primeiro dia em que chegou. Mas não fomos somente eu e o Daniel que desfrutamos dos saborosos pratos feitos por ela. Durante a semana, convidamos alguns amigos para jantar aqui em casa. Para receber a Sabryna, a Iza e o Fernando (que não veio), a Paula preparou uma noite árabe. Com homus, tabule, coalhada, quibes cru e frito, tudo bem acompanhado de pão sírio e cerveja gelada. Hoje, vou compartilhar com vocês as receitas do homus – pastinha feita com grão-de-bico – e do quibe da Paula.

comida arabe

Você vai precisar:

Para o homus:

350 g de grão-de-bico

2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)

suco de 1 limão

2 dentes de alho

azeite de oliva

sal a gosto

Para o quibe:

1 kg de coxão mole moído

1/2 kg de trigo para quibe

2 dentes de alho

1 cebola picada

1 punhado de hortelã picada

pimenta síria

sal a gosto

Como fazer:

Homus: Cozinhe o grão-de-bico por mais ou menos uma hora. Tire-o da panela e escorra. Reserve uma xícara da água do cozimento. Em seguida, retire a pele de todos os grãos. Num mixer ou num liquidificador coloque o grão de bico, o tahine, o alho, o suco de limão, o azeite e o sal. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Se a pasta ficar muito firme, use um pouquinho da água do cozimento para amolecer. Sirva com pão sírio.


Quibe:
Deixe o trigo de molho em água quente por uma hora ou até que ele seque. Em seguida, coloque-o numa vasilha limpa e acrescente a carne, a hortelã, a cebola e o alho picados. Tempere com sal e pimenta síria. Com as mãos, misture bem todos os ingredientes. Molde os quibes e frite em óleo quente. Se preferir, pode servi-lo cru ou assado.

3 Comments

  • deliciasdaisa 16 agosto, 2012 at 21:28

    uau! A Paula é demais! arrasou na sua cozinha!

    Reply
    • camilanacozinha 17 agosto, 2012 at 13:10

      Oi, Isa! Tudo bem?
      A Paula é sensacional mesmo, as comidas são maravilhosas.
      Ela tem um blog, uma loja virtual que vende jogos americanos, guardanapos… dá uma olhada – http://mesachique.com/
      Os produtos são lindos e de ótima qualidade!
      Bjss

      Reply
  • Aprenda a fazer a melhor coalhada seca caseira! 24 abril, 2018 at 19:45

    […] Coalhada seca caseira é fácil de preparar e fica muito melhor do que as de supermercado. Essa pastinha é feita através da fermentação do leite. A consistência mais firme ou mais líquida, vai depender da drenagem do soro.  Quanto menos soro tiver, mais firme ela ficará. É perfeita para comer com pães, torradas ou para acompanhar uma comida árabe. […]

    Reply

Leave a Comment

*