pastel com linguicça, couve e queijo coalho

Noites de pastel

Print Friendly, PDF & Email

Lembro com saudade das noites de pastel em Cruz Alta. Casa cheia de amigos, minha mãe preparava a massa e montava pastéis com diferentes recheios. Justamente um dos poucos que eu não comia, o de carne moída com ovo cozido era sempre o mais pedido. Eu adorava mesmo era quando tinha pastel doce, que minha mãe recheava com leite condensado cozido e, depois de frito, passava numa mistura de açúcar e canela.

Dona Lore sempre foi de fazer tudo em casa. Macarrão, lasanha, pastel, canudinho, pizza, sonho, pão, todas as massas eram preparadas por ela. Achava muito estranho as famílias que compravam massas prontas. Não chego a dispensar um pacotinho de Barilla, mas até hoje não consigo comprar casquinha de canudinho em supermercado.

Aqui em Brasília, o Fausto & Manoel, um dos nossos botecos favoritos, tem um pastel chamado Carta de Formiga. Servido com geleia de pimenta, o pastel é recheado com linguiça de Formiga, couve e queijo coalho.

A linguiça tem esse nome porque é feita na cidade de Formiga, Minas Gerais. Sábado à noite fiz uma rodada de pastéis aqui em casa. Além de preparar o meu clássico de queijo, tomate e cebola, fiz a nossa própria Carta de Formiga – com a vantagem de, em casa, poder preparar algumas cartas sem linguiça. Para aproveitar a sobra da massa, no domingo, fiz pasteizinhos de doce de leite com especiarias.

pastel de doce de leite

Você vai precisar:

Massa de pastel – receita da Lore

2 ovos

1 colher de sobremesa de sal

1 colher de sopa cheia de açúcar

3 colheres de óleo

1 copo de água fervendo

farinha de trigo

Recheio:

Carta de Formiga

500 g de linguiça de Formiga

180 g de couve

100 g de queijo coalho

azeite de oliva

Como fazer:

Massa: Numa tigela, coloque os ovos, o sal, o açúcar, o óleo e, por último, a água fervendo. Acrescente farinha até obter uma massa homogênea e bem firme. Abra a massa com um rolo ou um cilindro.

Carta de Formiga: Numa frigideira, coloque um fio de azeite e frite a linguiça. Depois, faça um corte ao meio no sentido do comprimento e pique-a em pedaços de mais ou menos 3 cm. Volte a linguiça para a frigideira e acrescente a couve. Refogue por 3 minutos. Recheie os pastéis com couve, pedacinhos de linguiça e quadradinhos de queijo.

Pastel doce: É importante usar um doce de leite de boa qualidade para rechear os pastéis. Depois de fritos e ainda quentes, passe o pastel num mix de especiarias: açúcar, canela em pó, gengibre em pó, noz-moscada ralada e cardamomo picadinho. Sirva com sorvete.

 

3 Comments

  • Carine 25 junho, 2012 at 10:52

    Ca!!!!! Que lembranças boas mesmo!!!! hummmmm lembro como se fosse hoje!! Sabado a noite, todos reunidos la em casa numa rodada de pastel!!!!! Além de ótimas lembranças, você me deixou com agua na boca!!! Adivinha??? Eu e a Mãe vamos fazer pastel e massa feita em casa hoje a tarde rsrsrssrsrsrs
    Beijos

    Reply
    • camilanacozinha 25 junho, 2012 at 10:56

      Oi, Cá!!
      Delícia né. Essa massa é sensacional.
      Aproveita teu maravilhoso doce de leite e faz doce também.
      🙂
      Depois quero ver fotos e saber como ficou.
      Bj nas duas

      Reply
  • deliciasdaisa 25 junho, 2012 at 21:35

    posso ficar com o pastel doce? amei hummmmmmmmmm

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    Reply

Leave a Comment

*