pao-de-leite

Pão de leite

Print Friendly, PDF & Email

Pão de leite fofinho, delicioso e muito fácil de preparar.

Aqui em casa, o cardápio de fim de semana geralmente é pensado com antecedência. No último sábado combinamos que seria um macarrão caseiro com molho de costela defumada.

A costela estava pronta e congelada. Era uma sobra de um churrasco que o nosso amigo Xexéu tinha feito. Preparei um molho de tomate, coloquei a costela e acrescentei vinho tinto. Ficou maravilhoso.

Para acompanhar nosso prato, Daniel sugeriu um pão bem fofinho com erva-doce na massa. A ideia era de chuchar o pão no molho. E não deu outra, pesquisei uma receita de pão de leite, queria uma que fosse fácil, e achei essa do canal Kdeliciacozinha.

Receita fácil de fazer e o pão fica maravilhoso! Ah, a erva-doce foi por nossa conta e combinou muito com o molho.

Ingredientes
500g de farinha de trigo (aprox)
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de leite em pó (deixa o pão mais fofinho, mas se não tiver, faz sem que fica bom tb)

10 g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de manteiga em ponto pomada (bem molinha)
1 ovo
1/2 colher de sopa de sal
250 ml de leite

1 gema e 2 colheres de sopa de leite para pincelar

Como fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha. Bata por dois minutos. Coloque o líquido em uma bacia e vá acrescentando a farinha aos poucos. Até obter uma massa que desgruda das mãos. Mas atenção: a massa não fica dura. Fica molinha, num ponto que você consegue sovar. Coloque um pouquinho de farinha na bancada e sove a massa até ficar lisinha. Coloque-a na bacia novamente, cubra com um pano e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, com a massa na bancada, faça o formato que desejar. Eu fiz bisnaguinhas de 60 g cada (rendeu 14 pães).


Coloque o pão numa forma untada e enfarinhada. Cubra com um pano para não ressecar. Deixa crescer até dobrar de tamanho.  Misture a gema com as duas colheres de leite e pincele os pães.  Asse em forno preaquecido a 180g por aproximadamente 30/35 minutos.

No Comments

Leave a Comment

*