Polenta com molho de funghi

Print Friendly, PDF & Email

Desde pequena sempre gostei de polenta. Na casa da minha mãe, tínhamos o costume de comer polenta quentinha com leite frio. Parece estranho, mas é uma delícia. Aqui em casa, o Daniel só come se for frita. Há dias estou com vontade de comer uma polenta molinha com molho. Lembrei-me de uma bandeja de funghi seco que eu tinha no armário e decidi preparar um molho de funghi com vinho para acompanhar a minha polenta.

O Daniel não resistiu ao cheiro bom dessa comida e se rendeu a ela. Essa foi a primeira vez que eu o vi comendo polenta que não estivesse frita. O molho ficou maravilhoso! Ele é ótimo para servir com massas também.

Dica: Sempre uso um fouet para começar a polenta e termino mexendo com uma colher de bambu. O fouet ajuda a não embolar a farinha.

polenta

Você vai precisar:

Para polenta:

1 litro de água

1 tablete de caldo de legumes

1 xícara de farinha de fubá pré-cozido

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de queijo parmesão

Para o molho

60 g de funghi seco

½ xícara de vinho tinto

1 cebola roxa grande

2 tomates pelados triturados

2 dentes de alho espremidos

1 colher de sopa de molho inglês

azeite de oliva

sal

pimenta do reino moída na hora

água quente

Como fazer:

Polenta:

Em uma panela grande, coloque a água junto com o caldo de legumes para  ferver. Quando estiver fervendo, acrescente a farinha aos poucos e mexa bem com um fouet.   Baixe o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga. Deixe cozinhar por 8 minutos sempre mexendo para não embolar e nem grudar no fundo da panela.

Molho: Em uma tigela, coloque o funghi e o vinho tinto. Deixe hidratar por 30 minutos. Corte a cebola em rodelas finas. Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite de oliva e frite a cebola e o alho em fogo baixo. Em seguida, acrescente o funghi e o vinho. Misture bem.

Adicione o molho inglês e o tomate triturado. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhando por mais ou menos 30 minutos. Vá acrescentando água quente aos poucos para cozinhar o funghi e reduzir o vinho. 

2 Comments

  • Carine 4 maio, 2013 at 20:11

    Hummmm fiquei com Agua a boca!!!!! Amo polenta! Essa era uma pra fazermos qdo eu for aí, o que acha? Vou amar! Rsrsrsrs
    Bjs

    Reply
    • camilanacozinha 4 maio, 2013 at 20:51

      Oi, Cá!
      Podemos fazer…vou adicionar no cardápio. 🙂
      Bj

      Reply

Leave a Comment

*