Pudim de leite

Print Friendly, PDF & Email

Pudim, leve, cremoso e sem furinhos!

Confesso pra vocês que pudim nunca foi o meu doce favorito. Mas de uns tempos pra cá, mais precisamente depois que aprendi essa receita, pudim começou a ter um lugar especial no meu coração.

Antes de aprender esse, eu só gostava do pudim que a minha irmã mais velha, a Carla, faz. Ela é a rainha do pudim e da banoffee (outro dia eu compartilho a receita dessa torta de banana que ela faz, é uma loucura). O outro é o pudim de queijo da minha mãe. Isso mesmo, pudim de leite condensado com queijo parmesão. É surreal de tão bom.

A receita de hoje é do “Livro do pudim” da Daniela Aliperti. E foi através da Lela do Jantinha de hoje que eu conheci e aprendi essa maravilha.  

Poucos ingredientes e fácil de fazer. É só seguir direitinho o passo a passo que não tem erro.

Ingredientes

1 lata de leite condensado

450ml de leite integral

1 colher de café de essência de baunilha (opcional)

2 ovos

4 gemas

Caramelo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fiz apenas com açúcar. Coloquei 150 g e derreti na própria forma.⠀⠀⠀⠀⠀

Como fazer⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Coloque o açúcar na forma e leve para derreter em fogo baixo (muito cuidado para não se queimar). Não deixa queimar demais, assim que derreter tudo, pode desligar e reservar. ⠀

Num bowl, coloque os ovos e as gemas. Mexa apenas para misturá-los. Em seguida, acrescente a baunilha, o leite e o leite condensado. Misture bem. Passe o líquido por uma peneira. Por último, coloque-o devagarinho na forma já caramelada. Cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 150 graus (o meu eu assei em 160), por aproximadamente 2h.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O tempo vai depender do forno. Antes de tirar, eu fiz o teste do palito. Se ele sair limpinho, o pudim está pronto. Deixe esfriar na geladeira por no mínimo umas 10h. Fica perfeito!

No Comments

Leave a Comment

*